A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) realizará, nesta quinta-feira (27/02), a partir das 9h30, no Calçadão da Maffei, o ‘Carnaval dos Mosquitos Palha e Aedes Aegypti’. Com o tema ‘A festa é de todos, mas quem vai dançar é o mosquito’, a ação visa conscientizar sobre a leishmaniose e a dengue. A iniciativa envolve 150 alunos da Rede Municipal de Ensino, das escolas Coronel José Soares Marcondes e Pedro Furquim, bem como 15 integrantes da Escola de Samba Se Sair é Milagre.
Como a saúde é uma preocupação de diferentes órgãos, a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, diz que a ação terá a participação também do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), já que a mesma conscientizará sobre a leishmaniose. Já o Programa DST/Aids confirmará a participação amanhã. Além dessas participações a atividade contará com escolta da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), de modo com que a segurança dos participantes, em relação ao trânsito, seja mantida.
“Além de conscientizar sobre as doenças, a intenção é alertar a população que geralmente viaja no feriado de Carnaval. Temos que orientá-los, pois as vezes viajam para cidades em que têm uma grande incidência de casos. Na volta a Prudente se o munícipe tem que se atentar aos sinais e sintomas. Se estiver com febre e acompanhada de outros dois sintomas, como dor de cabeça, diarréia, vômito, dor no corpo ou no fundo dos olhos, entre outros, ele deve procurar uma assistência médica, pois provavelmente estará com a doença e no período de transmissão”, salienta.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação