A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mantém em Presidente Prudente a coleta de sangue canino para verificação de casos de Leishmaniose Visceral Americana (LVA). Conforme informações do órgão, somente nesse sábado (02/02), no plantão realizado no Jardim Paulista, foram recolhidas 17 amostras. Ainda nesta segunda-feira (04), os trabalhadores do órgão mantiveram o atendimento no bairro. De acordo com o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, faltam apenas três vias para finalizar o serviço no local.

Soares afirma ainda que neste ano não foram catalogados casos da doença em Prudente. Já em relação ao próximo bairro contemplado com ponto estratégico de atendimento para coleta de amostras, ele revela que será o Jardim Humberto Salvador. “Realizamos coleta neste bairro no ano passado. Entretanto, como havia muitas residências fechadas, optamos por atuar lá novamente. Assim que passar a semana do carnaval, vamos passar casa a casa deixando um informativo com dias e local para coleta de amostras”, comenta.

O diretor do CZZ, diz que a descentralização do serviço de coleta para verificação da LVA é promovida com o intuito de oferecer mais facilidade aos munícipes prudentinos. “Entendemos que para o cidadão se deslocar até o CZZ com o cão é um pouco mais complicado, por isso atuamos nos bairros. Vale lembrar, que a partir de março terá início a entrega das multas para o munícipe que não realizar a coleta de sangue do cão. A mesma, será incidida sobre o imóvel que o cachorro vive, no nome do proprietário da residência. Este é o último chamado para que o morador traga o cão para coletarmos o sangue. Muitos já receberam a notificação e encerrando o prazo este será multado”, pontua.

No caso dos munícipes que tenham imóveis locados por meio de imobiliárias, Soares afirma que nesta segunda-feira (04), o CCZ deu início na entrega de ofício solicitando que as mesmas façam adequações contratuais. “As multas, tanto do CZZ quanto da Vigilância Sanitária, serão incididas sobre o imóvel, ou seja, automaticamente sobre o dono do mesmo e não do locador. Sendo assim, a alteração contratual é para que a multa incida sobre o locador. Vale lembrar ainda que aquele que não pagar a multa terá o imóvel incluso na dívida ativa do cadastro”, lembra.

Além da coleta em alguns pontos estratégicos da cidade, o CCZ mantém o serviço na sede do órgão, que fica localizada na rua Presidente Castelo Branco, nº 93, no Parque Castelo Branco. O horário de coleta é das 8h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (18) 3905-4220. (Por Guilherme Santana)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação