Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que é lembrado no dia 3 de dezembro, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef) promoverá nesta sexta-feira (2/12) uma passeata em alusão a data. A mobilização será realiza a partir das 14h na Praça 9 de Julho, onde ocorrerá a concentração. A passeata percorrerá o Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei até o último quarteirão, na altura da Avenida Brasil. Em seguida, o grupo retornará para ponto de partida na praça. Sendo que enquanto ocorre a passeata, outro grupo de pessoas com necessidades especiais realizam apresentações culturais e musicais no Teatro de Arena da Praça 9 de Julho.

Para o evento são aguardadas cerca de 200 pessoas. O Condef, que tem como presidente Milton Takao Mizukawa, enviou convites para todas entidades cadastradas no conselho, que são responsáveis pelo atendimento das pessoas com necessidades especiais. Dentre elas, União das Pessoas com Deficiência (Unipode); Associação de Peregrinação do Rosário; Lúmem Et Fides; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos; Núcleo There; Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal de Presidente Prudente e Região (Afipp), dentre outras.

Conforme a vice-presidente do Condef, Célia Harumi Tarumoto Nishizima, a passeata tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a questão da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência. Segundo ela, a mobilização ocorrerá no Calçadão revitalizado já que o local é uma obra modelo que representa a acessibilidade e inclusão do deficiente na sociedade. A obra foi entregue neste último sábado (26/11) pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB).

“O Calçadão é uma obra prudentina que atende todas as necessidades das pessoas com deficiência, garantindo o direito de ir e vir” comenta Célia. “Antes um cadeirante não tinha condições de transitar no comércio, ter acesso às lojas por conta do piso. Hoje isso é possível graças à revitalização que atende a Lei de Acessibilidade”, acrescenta a vice-presidente. Segundo ela, para o evento foram convidadas autoridades municipais, dentre elas o vereador cadeirante Douglas Kato (PV), que é atuante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. São aguardados também os jovens da Casa do Pequeno Trabalhador e da Fundação Mirim.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação