Intitulado “Planejamento Participativo e Mapeamento Colaborativo em uma Área de Preservação Permanente Urbana”, o trabalho da engenheira cartógrafa e professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente, Arlete Meneguette, foi premiado como “Melhores práticas significativas de educação ambiental”, durante a 9ª edição do Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, realizado entre os dias 12 e 15 de setembro, em Barra Bonita (SP). Segundo ela, o trabalho foi classificado entre os seis melhores de um total de 151 inscritos em todo o Estado.
A premiação é concedida pelo Consórcio de Comitês de Bacias Hidrográficas Paulistas por meio do projeto de Educação Ambiental, que proporciona, entre outros fatores, a construção de valores e a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas à participação responsável na gestão das águas. Todos os projetos apresentados foram submetidos à comissão julgadora que indicou diversas melhores práticas nas categorias oral, painel e menção honrosa. A premiação ocorreu durante o último dia do Diálogo e tem como objetivo estimular cada vez mais os excelentes trabalhos apresentados durante o evento.
O vereador Aparecido Lourenção (professor Cidinho Lourenção), do PSB, faz o acompanhamento do projeto. Ele diz que devido sua relevância para a área que até agora foi apenas canalizada, já o transformou em requerimento aprovado pelo Legislativo. “O requerimento inclusive já subiu para a Prefeitura. O que já sei é que o prefeito sinalizou positivamente para que a urbanização seja viabilizada. A intenção é colocar o projeto em prática ainda neste ano”, disse.
Além do trabalho da professora de Prudente, foram destaques ainda em âmbito estadual os seguintes projetos: ‘A Educação na Preservação dos Recursos Hídricos’, de Neusa Alves da Cruz (Avaré-SP); ‘Sustentabilidade Ambiental no Centro Universitário Hermínio Ometto, Uniararas avaliada pela Pegada Ecológica visando à Certificação Ambiental ISSO 14001’, de Júlio Valentim Betioli; Diagnóstico de Bacia Hidrográfica: Contribuições a Educação Ambiental, de Maria Conceição Lopes (Pindorama-SP); Meio Ambiente e Cidadania na Bacia hidrográfica do Rio Comprido em Jacareí, de Patrícia Quina; e Rádio CBH – LN, de Ivan Quadros (São Sebastião-SP).
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação