Foi iniciada na manhã desta segunda-feira (20/09), a Semana Inclusiva da Pessoa com Deficiência, evento da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) realizado por meio da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento contou com a presença do prefeito Ed Thomas, da secretária da SAS, Clélia Tomazini, e dos atletas da Associação Paradesportiva do Oeste Paulista (Apop).

Também fizeram uso da palavra, o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho, o promotor de justiça, Márcio Kuhne, e o vereador Douglas Kato, como representante do Legislativo.

O presidente da Câmara Demerson Dias e os vereadores Professor Negativo, Miriam Brandão e Joana D’arc também compareceram. A palestra de abertura foi ministrada por Micheline Cardoso Pereira, que é técnica desportiva da Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente (Semepp) e treinadora da equipe paradesportiva de natação e atletismo da Apop, projeto realizado em parceria com a Semepp.

Segundo a secretária da SAS, Clélia Tomazini, a sociedade ainda tem muito a aprender e a se adequar, em relação à inclusão. “Eles são capazes, porém a sociedade ainda não se conscientizou sobre isso. As políticas públicas são fundamentais para que possamos melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência”, declarou a secretária.

O representante do poder Legislativo, Douglas Kato, que é deficiente físico, relatou sobre os desafios enfrentados. “Os desafios são grandes, por isso oportunidades como esta, de colocá-los em pauta, são tão importantes”.

Por fim, Ed Thomas discursou sobre as ações que devem ser realizadas com base nas experiências de quem vivencia a deficiência. “A melhor ideia vem de quem vive as dificuldades cotidianas. Os detalhes são de muita importância. A semana é fundamental para dar visibilidade à causa, porém as discussões não podem ser limitadas a ela. Fica nosso muito obrigado a toda equipe que tem trabalhado pela causa. Nosso objetivo, com a ajuda de todos, é tornar Prudente uma cidade referência em acessibilidade”, concluiu o prefeito.

As palestras da Semana Inclusiva da Pessoa com Deficiência seguem até sexta. O encerramento acontecerá no sábado, 25 de setembro, com uma caminhada no Calçadão, às 10h, que terá como ponto de partida a Avenida Brasil, nas proximidades do camelódromo.

O folder do evento pode ser consultado no site da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente