O secretário adjunto de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), Marco Aurélio Lúcio, foi até Maringá (PR), no último sábado (03/04), receber a doação de cinco capacetes de oxigenação disponibilizados pelo Hospital Universitário Regional. Os equipamentos serão utilizados no tratamento de pacientes com quadro de insuficiência respiratória de média gravidade causada, por exemplo, pela covid-19, atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.

Segundo Marco, mais cinco unidades estão previstas para serem entregues a Prudente nesta quarta-feira (7). “Estamos articulando para que o município receba mais unidades, além dessas dez já confirmadas”, antecipa o secretário-adjunto.

O equipamento foi desenvolvido em parceria entre os departamentos de Física e Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM). De acordo com o secretário municipal de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, os capacetes desenvolvidos pela UEM têm demonstrado excelentes resultados no tratamento da Covid-19.

De acordo com informações do Governo do Estado do Paraná, dentre as vantagens confirmadas com o uso dos capacetes, estão a manutenção dos níveis de saturação de oxigênio, a sustentação de níveis de pressão dentro do dispositivo, a possibilidadedos pacientes serem colocados em posição prona com segurança, além de maior conforto e da possibilidade de comunicação entre paciente e equipe.