Nesta quinta (16/01) e sexta-feira (17), servidores que atuarão no cadastramento e recadastramento do passe social participarão de uma capacitação que tem como objetivo apresentar à equipe o sistema que será utilizado no atendimento às famílias, que está programado para ocorrer da próxima terça-feira (21) ao dia 30 deste mês, das 8h às 19h, na Inova Prudente. Em ambos os dias, o treinamento será das 9h às 12h, também na Inova.

De acordo com o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Marcus Alessi, serão capacitados servidores da própria pasta de tecnologia, como também da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), da Inova Prudente e funcionários da Prudente Urbano.

Com o novo sistema, a expectativa é que entre atendimento e emissão do cartão, o procedimento seja feito em 10 minutos. No local, o processo será da seguinte forma: recepção pela equipe da Seduc, onde será distribuída uma senha que estará exposta em painel; e, após ser chamado e informar os dados pessoais no sistema, o atendimento será direcionado a outra sala, onde será colhida a biometria e entregue o novo cartão de transporte.

“A intenção é agilizar o processo com a realização do procedimento em um único dia e concentrar tudo em só local, fazendo com que a família não precise ir a dois lugares para obter o benefício”, explica Alessi.

É importante ressaltar que a presença do usuário do cartão é indispensável, uma vez que durante o atendimento será coletada a biometria do mesmo.

Como nos demais anos, os documentos para o cadastramento são: atestado de matrícula; certidão de nascimento, RG ou RG Escolar; comprovante de endereço recente, sendo contas de água, energia ou telefone fixo de, no máximo, três meses; e atestado da escola mais próxima da residência declarando inexistência de vagas.

Já aos alunos para recadastramento, os documentos são: atestado de matrícula; cartão do passe social de 2019; e comprovante de endereço recente de no máximo três meses.

Além desses documentos, os estudantes da zona rural e as pessoas com deficiência deverão apresentar uma foto 3x4. No caso das pessoas com deficiência, será necessária ainda cópia do laudo médico atestando a deficiência. Para esses, o atendimento teve início na última quarta-feira (8) e segue até dia 31, sempre das 8h às 16h, na Seduc.

Tem direito ao transporte gratuito alunos das escolas municipais e estaduais, do 1º ao 9º ano, ensino médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e supletivo, todos na modalidade presencial.