A coordenação municipal do Programa Município VerdeAzul – PMVA realizou nesta terça-feira (17/7), uma reunião de alinhamento com representantes de todas as secretarias municipais para discutir as estratégias do programa.

A reunião ocorreu no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal” e contou com a participação do chefe de gabinete e secretário de comunicação, jornalista Marcos Tadeu. Ele agradeceu o empenho de todos que, por meio de um trabalho integrado conseguiram que o município de Presidente Prudente obtivesse a qualificação de município paulista indicado para a obtenção do selo e lembrou que Presidente Prudente foi uma das 164 cidades do estado de São Paulo contempladas com o certificado de qualificação para o PMVA.

O secretário ressaltou que o trabalho integrado atinge todas as secretarias municipais e é uma estratégia de governo. “Todas as secretarias estão envolvidas e empenhadas em promover o desenvolvimento sustentável do nosso município”, afirmou.

Durante a reunião, o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portela, ressaltou que agora o município está na reta final para obter a certificação.

A coordenadora do programa no município, professora Eliana Junqueira e o vice- coordenador, Marcelo Costilho explicaram que a pontuação final do PMVA e que a Prefeitura de Presidente Prudente já realiza programas como o plantio de árvores, programas voltados para recuperar a biodiversidade e outros voltados para a economia de água, energia dos prédios da Prefeitura e reaproveitamento de cartuchos de impressoras, além de programas de conservação de estradas rurais para evitar assoreamento e erosões.

O Programa Município VerdeAzul (PMVA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) conta com 85 tarefas, que foram baseadas em ações ligadas às dez áreas avaliadas pelo programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação, que ocorre no final de cada ano.

Atualmente, o programa conta com 638 dos 645 municípios do Estado que são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Os municípios participantes ganham a logomarca da certificação para agregar valor e utilizar nas transações comerciais de seus produtos.