“Na luta contra a dengue somos todos soldados”. É com este lema que o Governo de Presidente Prudente e a Defesa Civil iniciam uma campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, como zika, chikungunya e febre amarela.

Na manhã desta segunda-feira (05/02), cerca de 15 agentes da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) fizeram visitas às casas do Jardim Cambuci, na zona leste da cidade, alertando os moradores quanto aos recipientes domésticos que possam acumular água, como vasos de plantas, pneus, garrafas, até mesmo tanques e baldes.

A ação continuará nesta terça-feira (06/02) nos bairros vizinhos – Jardim Paraíso e José Rotta. Os moradores desses bairros também estão sendo orientados a colocar objetos inservíveis (e que possam servir de criadouros de larvas do mosquito) nas calçadas de suas casas nesta quarta-feira (07/02), data em que caminhões da Prefeitura farão o recolhimento desse material.

A diretora da VEM, Elaine Bertacco, esclarece que apenas os moradores desses bairros citados é que devem colocar os recipientes na rua para recolhimento. “Outras regiões da cidade também terão essa ação, mas em data ainda a ser definida. Por enquanto, estamos concentrando os esforços na zona leste da cidade”, reforça.

A campanha contará com a distribuição de folhetos, cartazes e sacos de lixo. Haverá ainda o apoio de mídias sonoras, que percorrerão os bairros para mobilizar a população contra a proliferação do Aedes aegypti.

Os chamados “acumuladores” também estão no alvo da campanha. Apenas na manhã desta segunda-feira (05/02), duas residências na zona leste da cidade foram vistoriadas pelas equipes da vigilância. Delas, foram retiradas dezenas de sacos lotados de material inservível e que colocava em risco a saúde dos moradores vizinhos.