Luz. Câmera. Ação!!! Com o intuito de incentivar o uso de recursos audiovisuais dentro da sala de aula, seis alunos do 8º termo do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), desenvolveram na EM Odette Duarte da Costa, do Jardim Morada do Sol, o projeto intitulado ‘AnimaAção’.

Trata-se de uma oficina que mostrou que é possível a inserção de vídeos em sala de aula, como método pedagógico inovador, reforçando de forma lúdica e atrativa o conteúdo aprendido no currículo comum.

Sob a orientação da professora Thaísa Bacco, os alunos Gabriela Leal, Gabriel Mota, Isabele Garcia, Roberto Kawasaki, João Pedro Rossini e Murillo Oliveira organizaram os alunos do 5º ano B em grupos para a realização dos curtas-metragens. “Primeiramente, conversamos com a direção da escola, com os pais dos alunos para pedir autorização e depois os levamos para uma sessão de cinema, já que mais de 90% deles não conheciam um. Lá, assistiram “Procurando Dory”. Depois exibimos alguns curtas-metragens na escola para eles entenderem a linguagem”, disse a pesquisadora Gabriela Leal.

Stop Motion (que pode ser traduzido como “movimento parado”), é uma técnica de animação onde os objetos são fotografados quadro a quadro para simular o seu movimento.

As alunas Daniela Victoria Pereira da Silva e Graziely da Silva Esteli contaram que eles mesmos escolheram os temas dos curtas e também escolheram os nomes dos cinco grupos e também os seus logotipos. “Uma parte que gostei muito foi fazer o storyboard, onde a gente desenhou o roteiro e o cenário dos personagens. Gostei muito de aprender a fazer vídeos e foi muito legal ver o nome da gente no vídeo, fiquei orgulhosa”, contou Graziely.

”Depois dos temas definidos, todos os grupos produziram suas animações, ou seja, desenharam, elaboraram o roteiro, fotografaram os personagens e em etapa posterior editaram os vídeos, escolhendo as trilhas sonoras, fizeram as fichas técnicas e gravaram os offs, tudo apenas supervisionado por nós”, enumerou Murillo.

O resultado final será apresentado em Banca Examinadora na manhã desta próxima sexta-feira (11/11) na Unoeste e à noite (19horas) na Mostra Pedagógica da escola Odette Duarte da Costa, onde acontecerá o ‘1º Festival de Curtas-Metragens’, evento aberto ao público.

“Apesar da nossa ansiedade, estamos orgulhosos dessa experiência. Pudemos ver como o stop motion pode se tornar uma forma de expressão na educação. A vivência que tivemos com as crianças valeu muito à pena, principalmente para mim que até outro dia fui um deles, estudei em escola pública municipal também e voltar a esse ambiente e ver o esforço e a alegria de cada ume a autoestima deles elevada ao final, foi recompensador e surpreendente”, resumiu Murillo.

A orientadora pedagógica da escola, Jaqueline Leite Macedo explica que esta técnica de animação cinematográfica pode ser trabalhada em qualquer tema do cotidiano dos alunos. “É interessante porque ensina os alunos a trabalhem em grupo, elaborando roteiro e cenário, utilizando tecnologias acessíveis no dia a dia, como o celular, máquina fotográfica e o computador. O trabalho fez com que essa turma que tinha muita dificuldade em aprendizagem estudasse também sobre temas de sala de aula para depois produzir os vídeos. A parceria com a universidade só tem sentido quando é colocada em prática toda aquela teoria estudada. E isso foi feito pelos pesquisadores nesse trabalho magnífico”, finalizou.