Fechando o calendário de ações, quem recebeu o projeto ‘O Vento nas Escolas’, no último dia em Presidente Prudente, foi à escola Escola Estadual Professora Maria Luiza Formozinho Ribeiro, na Vila Charlotte. Nesta sexta-feira (20/05), cerca de 400 alunos puderam assistir à peça realizada pela Companhia de Teatro O Vento Brasil, de Timbo, no Estado de Santa Catarina.

Com início no último dia 9, a peça ‘O Vento Nas Escolas’ percorreu toda a cidade Presidente Prudente e distritos durante duas semanas. Ao todo, foram 20 apresentações em 14 escolas, que foram assistidas por mais de 8 mil jovens estudantes do ensino médio e fundamental.

Segundo a coordenadora do Formozinho Ribeiro, última escola a receber a peça, Angela Maria Lunhani, a palestra tem uma abordagem muito bom e chega com facilidade aos alunos. ‘Foi maravilhoso! Eles usam um vocabulário legal e, ao mesmo tempo, focam os alunos. Depois, eles subiram para as salas e estavam comentando, alguns até vieram conversar com a gente’, diz.

Idealizado por Bill Jonnathan, o projeto teatral que aborda os temas como respeito, saúde, sexualidade e drogadição. Além disso, também mostra, através de apresentação artística, que alguns assuntos estão interligados, como o uso de entorpecentes e a violência.

De acordo com o coordenador da Juventude, Juliano Borges que esteve presente em praticamente todas as apresentações, "o objetivo do projeto foi atingido e ficamos muito grato as diretoras das escolas que abriram as portas para que pudéssemos conversar com os estudantes. Foi duas semanas intensa com muita emoção", disse. O projeto contou com o apoio e a liberação de recurso pelo prefeito Milton Carlos de Mello 'Tupã'.

A aluna do 1° Ano A, Ana Paula Rocha Martins, da Escola Estadual Professora Marietta Ferraz de Assumpção, conta que a ação deixou um clima mais leve na escola. ‘No meu ponto de vista, a escola ficou até com um ar mais calmo. No dia após a ação, um dia até mais calmo, não houve nenhum desentendimento e as pessoas pareciam estar até mais unida, uma brincando com a outra’, ressalta.

Também receberam a peça as escolas estaduais Anna Antonio; Arlindo Fantini; Celestina de Campos, de Floresta do Sul; Clotilde Veiga; Dr. José Foz; Fátima Falcon; Fernando Costa (IE); Florivaldo Leal; Formosinho Ribeiro; Francisco Pessoa; João Alfredo, em Eneida; Marrey Jr.; Marietta Assumpção; Pedro Tófano, em Montalvão; e Oracy Matricardi.

A professora-coordenadora, Maria Isabel Araujo, elogia a disponibilidade do teatro para com a ação nos distritos. ‘Nós, que estamos afastados e longe, temos muito dificuldades em levar nossos alunos até o centro. Essa foi uma grande oportunidade. Nós não a disperdiçamos’, afirma. 'Mas o que importa mesmo é o depois. Nós já vimos uma mudança de postura, tanto dentro quanto fora da sala de aula. A ação mexe muito com o rendimento deles. Foi mesmo emocionante. Todos, alunos, funcionários, foram envolvidos’, conta agradecida.

A ação foi uma iniciativa do Governo de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria da Juventude, órgão vinculado do Gabinete do Prefeito, e que está inserida dentro da campanha #SejaGentil. A ação contou ainda com a parceria do Conselho de Pastores e da empresa Staner.

(Colaboração – Gabriel Lanza)