O auditório do Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforppe) foi sede nesta manhã (24/11) da segunda Reunião Técnica Conjunta dos Comitês de Educação Integral do Estado de São Paulo. A educação integral como política pública foi um dos temas abordados.

A mesa principal foi inicialmente composta pela secretária municipal de Educação e coordenadora geral da Comissão Intersetorial do Programa Cidadescola, Ondina Barbosa Gerbasi, que representou o prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello ‘Tupã’. Compuseram a mesa ainda, o coordenador do Comitê Estadual de Educação Integral do estado de São Paulo, Anderson George de Assis, a representante da diretoria de currículos e Educação Integral, Erondina Barbosa da Silva, representando o Comitê de Educação Integral da Baixada Santista, Andreia Candeia, o coordenador do comitê de Campinas, Luiz Carlos Cappellano , Maria de Cássia Omito, representando a articuladora do Programa Cidadescola e coordenadora do Comitê Regional de Educação Integral do Oeste Paulista, Isabel Cristina Riqueti e o secretário municipal de Educação de Teodoro Sampaio, representante da Undime regional, Edimar Batista de Oliveira.

Segundo Ondina Barbosa Gerbasi, Prudente está há vários anos tratando da educação integral, pois foi instituída pelo governo municipal o Programa Cidadescola há cinco anos. “Nós já temos uma experiência definida nesses moldes e queremos discutir com os demais municípios a proposta de Prudente, a forma de como é realizado aqui, quanto ouvir e receber os participantes”, disse.Ainda de acordo com Gerbasi, a reunião é uma proposta de planejamento pra 2016.

Representantes de mais de 40 cidades estiveram presentes no evento que foi iniciado com uma apresentação dos alunos da Oficina de Línguas Estrangeiras do Cidadescola.

Em seguida, a professora Erondina da Silva falou para gestores, dirigentes municipais, coordenadores do Programa Mais Educação e professores comunitários sobre os “desafios e perspectivas da educação integral no ensino básico”. Segundo Erondina, o capítulo 227 da Constituição Federal traz a educação como um direito de todos e esse é um dever do Estado e da família.

A senhora Edileuza Santana da Silva, técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) também foi convidada para conversar com o público sobre o tema: ‘Políticas públicas na educação de tempo integral, os aspectos legais e financeiros e prestação de contas do Programa Mais Educação’.

Antes da apresentação cultural dos alunos da Oficina de Iniciação Musical da escola Odette Duarte da Costa, o público se dirigiu para as salas dos grupos de trabalho, que se dividiram em três: grupo de Desafios de Implementação da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, o tema Diálogo Intersetorial e a Educação Integral, e o último, Tempo Contínuo e Jornada Ampliada. (Por João Victor Guirado)