Realizado neste sábado (24/02), na região do Jardim Vale do Sol, o ‘Mutirão Todos Contra a Dengue’ garantiu o recolhimento de 17 caminhões com materiais inservíveis, que poderiam servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti. A ação foi promovida por meio de uma parceria entre o Comitê de Combate à Dengue, Prefeitura de Presidente Prudente, Prudenco, OAB, Unoeste, Toledo, Unimed, Sicredi e voluntários.

Esta é mais uma iniciativa de combate e prevenção à dengue que Presidente Prudente tem promovido, que inclui também a nebulização costal, limpeza de bocas de lobo, implementação do Método Wolbachia junto o Ministério da Saúde, dentre outras ações.

A administração pública do município foi representada pelo vice-prefeito Izaque Silva, e pelo chefe de gabinete Geraldo Gomes, além do secretário Municipal de Saúde (Sesau), Breno Erbella Casari. O presidente Comitê de Combate à Dengue, Carlos Rocha Santana (Kal), também esteve presente, assim como o presidente do conselho municipal de Saúde, Valdinei Wanderley da Silva

O trabalho aconteceu das 8h às 16h e contemplou também bairros do entorno, como Parque Shiraiwa e Jardim Itaipu. Os materiais lotaram as 10 caçambas disponibilizadas no local, que foram esvaziadas algumas vezes durante o dia.

Parceira da ação, a Unoeste esteve o local e ofereceu serviços de saúde à população, como aferição de pressão e orientações em geral, que contou com a participação de universitários de cursos da área da saúde.

De acordo com Izaque Silva, que representou o prefeito Ed Thomas, o objetivo é dar continuidade à ação e percorrer outros bairros onde há maior demanda.

Os munícipes foram representados pelo presidente do Jardim Vale do Sol, Jonas Rocha, que mencionou ser uma ação de muita importância. “A dengue preocupa todos nós. Ações como esta vêm para colaborar na prevenção e combate”.

Nesta segunda-feira (26), as equipes da Prudenco e da Vigilância Epidemiologia Municipal (VEM) retornaram aos três bairros para finalizar o recolhimento dos materiais.