Os serviços de saúde prestados pela Prefeitura de Presidente Prudente mais uma vez obtiveram destaque nacional. Levantamento do 3º quadrimestre do Ranking Previne Brasil, que avalia a qualidade da atenção primária à Saúde, coloca a capital regional em primeiro lugar entre todos os municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes, com nota 9,71 em uma escala que vai até 10.

O programa, vinculado ao Ministério da Saúde, se baseia em sete indicadores para medir o nível da atenção básica de cada município brasileiro.

Em Prudente, destaca-se a realização de exame preventivo (citopatológico), em que o município conseguiu superar pela primeira vez a meta estipulada pelo governo federal, além da realização de pré-natal, exames de sífilis, HIV e odontológicos em gestantes, bem como exames para controle da hipertensão, indicadores em que o município permaneceu acima da meta do Ministério.

O desempenho obtido pela cidade neste ranking reforça o compromisso das equipes da Secretaria de Saúde em promover uma assistência eficiente, humanizada e que atenda às demandas da população, sobretudo no que diz respeito à atenção básica, como declara o secretário municipal da Saúde, Breno Erbella Casari.

“Esta é uma conquista de todos os servidores da Secretaria de Saúde e é resultado das nossas estratégias para ampliar o atendimento da população”, ressalta.

“No caso do preventivo, que é nossa maior conquista deste quadrimestre, nós demos início a uma busca ativa daquelas mulheres que se enquadram no público-alvo do exame, entrando em contato diretamente com aquelas estavam com o Papanicolau atrasado. Hoje, com o apoio da TI, temos um sistema que identifica automaticamente as pacientes que não fizeram o preventivo nos últimos três anos e gera uma lista com todos esses nomes, facilitando muito o trabalho de contatá-las”, conclui Breno.

Os dados também apontam que a qualidade da Atenção Básica de Prudente supera com folga a de municípios de porte semelhante ou superior, como é o caso de Bauru, que obteve nota 7.88, Marília (7.69) e São José do Rio Preto (8.57).

O titular da Secretaria também enfatizou o trabalho realizado por duas unidades de saúde específicas: a ESF Bela Vista e UBS Jardim Santana, que obtiveram os melhores indicadores do município.

Além dele, participaram da reunião de apresentação dos dados os servidores Danielle Borsari (secretária-adjunta) Ricardo Faita e Adriana Vitório, representando o gabinete da pasta, o supervisor médico Marcelo Cayres, supervisora de enfermagem Denise Campanharo, a enfermeira de Saúde da Mulher, Priscila Miyoshi, e as apoiadoras de ESFs, Juziane Teixeira Guiça e Ana Júlia Vilela.