A Prefeitura de Presidente Prudente deu início nesta segunda-feira (08/01) ao período de cadastro e recadastramento do Passe Social, referente à gratuidade do transporte escolar em 2024, conforme as regras definidas pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

De acordo com os dados do sistema, até às 16h desta segunda, foram registradas 46 solicitações: 31 referente ao Passe Social 100%; 12 para Passe 50%; 03 Passes Acompanhante.

A novidade para 2024, com o objetivo de facilitar a solicitação, é que, pela primeira vez, as solicitações serão feitas online, pelo sistema de protocolo disponível no site da Prefeitura. Há um banner na capa do site que direciona para o login.

O período para realizar o procedimento online vai de 08 a 27 de janeiro. Para aqueles que não tiverem familiaridade ou acesso à internet, a Prefeitura disponibilizará o atendimento presencial a partir do dia 22 de janeiro, que será estendido até 08 fevereiro, em local a ser divulgado posteriormente.

Conforme os dados da Seduc, a expectativa é atender 5.500 mil usuários, entre cadastro e recadastramento, sendo cerca de 2.000 entre alunos e acompanhantes do Município e 3.500 alunos do Estado. Também há aproximadamente 1.500 alunos de instituições particulares que se enquadram nas regras.

Também será implementado em 2024 um novo tipo de transporte para o Residencial Vida Nova Pacaembu, destinado aos alunos do município, via fretamento (Van/Ônibus) contratados pela Prefeitura, para direcionar os alunos às escolas da região de abrangência. A medida contemplará escolas pré-determinadas, com base em rotas e horários específicos, que foram acordados com as famílias em pesquisa realizada no mês de novembro.

Para quem tiver dúvidas, há um número de telefone disponível na Seduc: (18) 3918-4100.

Confira o passo a passo para realizar o atendimento online na página da prefeitura:

Página inicial > Cidadão > Atendimento online (Protocolo eletrônico) > PROTOCOLOS > Fazer o login > Assunto: Solicitação de Passe de Social 100% ou Passe Escolar 50% ou Passe Acompanhante.

- Confira os documentos necessários para realizar o protocolo, os quais devem ser anexados:

·        Declaração de Inexistência de Vaga (quando houver escola mais próxima);

·        Certidão de Nascimento ou RG do aluno;

·        Comprovante de endereço recente (emitido há no máximo três meses).

·        Atestado de Matrícula para transporte original emitido pela Unidade Escolar, no modelo especifico para fins de transporte, conforme orientação da Diretoria de Ensino.