Na manhã desta terça-feira (17/10), o Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente, promoveu a segunda oficina de Empregabilidade Inclusiva, realizada na Fundação Inova Prudente, para 62 empresas de Prudente e região que necessitam e desejam incluir no quadro de funcionários pessoas com deficiência.

O evento contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), por meio da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), via Polo de Empregabilidade (PEI).

Representando o município, estiveram presentes o coordenador da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho, o presidente do Condef, Salvador Neto, o assessor de secretaria da Sedepp, respondendo interinamente pela pasta, David Santos, e a técnica de emprego apoiado, Francielle Moura Alves, que é responsável pelos atendimentos do Polo de Empregabilidade. O Ministério Público foi representado pela procuradora do trabalho, Vanessa Martini.

O evento foi realizado com a finalidade de esclarecer aos empregadores como o polo funciona, quais os caminhos a seguir, o suporte que o PEI oferece antes, durante e depois da contratação.

Na oportunidade, estiveram presentes empreendimentos de vários segmentos, convidados pelos organizadores, como Andorinha, Outback e Grupo Muffato, que acompanharam as palestras.

O presidente do Condef, Salvador Neto, ministrou a palestra com o tema ‘para combater o Capacitismo no mercado de trabalho. Segundo ele, a oficina ajuda o empregador a conhecer e aprender a lidar todo o processo, quando se trata da contratação da pessoa com deficiência, desde a entrevista até o dia a dia no mercado de trabalho, a adaptação na empresa.

“Termos pejorativos precisam ser banidos, como o ‘capacitismo’. A pessoa com deficiência não precisa de muito, de grandes reformas para recebê-la, precisa de pequenas adaptações e respeito. Elas precisam de oportunidade”, ressaltou Neto.

Durante a oficina, os funcionários contratados com a intermediação do PEI, Luzia Batista Maynard de Oliveira, da Andorinha, e Stenio Robson Gomes Lopes Rocha, do Outback, relataram sobre a importância de serem reconhecidos e estarem no mercado de trabalho.