A 2ª edição da Feira de Ciências de Tecnologia do Oeste Paulista está nos últimos preparativos para ter início nesta segunda-feira, dia 16 de outubro. A Feira, que se estende até o dia 20 de outubro, também integrará a 20ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia promovida pelo Governo Federal.

O evento conta com uma ampla programação gratuita e aberta para toda comunidade, com foco especial no público escolar. Os inscritos terão a oportunidade de participar de uma série de atividades, como palestras, oficinas, minicursos, visitas técnicas, mesas-redondas, noites de observação e atividades culturais. Além de premiar projetos científicos submetidos pelas escolas estaduais e técnicas da região. A relação de atividades pode ser vista no site www.fctoestepaulista.com.br.

Além disso, tem como finalidade mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de inovação, de soluções para os desafios, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Programação

Como parte da programação, a Prefeitura de Presidente Prudente promoverá o ‘Inova Day’, por meio da Fundação Inova Prudente, que será realizado no dia 19 de outubro das 8h30 às 21h.

Aberto para receber escolas, instituições de ensino e sociedade civil, o evento oferecerá uma série de atividades gratuitas para promover o aprendizado nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Atividades previstas:

·       Exposição sobre a história de produtos sustentáveis – através de fotos, vídeos e quizz, serão expostos histórias de vários produtos sustentáveis inovadores;

·       Turnê Espaço Maker - apresentação do FabLab com o funcionamento de equipamentos como impressora 3D, plotter, prensa térmica, gravação a laser;

·       Laboratório de Realidade Virtual e Aumentada – serão oferecidas aulas demonstrativas com o uso de óculos e celulares para simular realidades virtuais e aumentadas;

·       Laboratório de Química, Física e Biologia – por meio de equipamentos, será demonstrado como o ensino de ciências pode ser utilizado em nosso dia a dia;

·       Estúdio de Podcast – será demonstrado o funcionamento dos equipamentos de gravação em vídeo, além de simulações de gravação de podcast;

·       Estúdio de Fotografia Digital – será demonstrado o funcionamento dos equipamentos semiprofissionais de fotografia, o software de edição de fotos e demonstrações de registros fotográficos;

·       Atividades de Robótica – demonstrará o funcionamento de componentes eletrônicos por meio de kits lego;

·       Decolagem de Drone – realização de voos demonstrativos para explicar o funcionamento de um drone;

·       Turnê pelo Coworking – apresentação do espaço de trabalho público e gratuito, como salas de reunião, de treinamento e de empresas residentes.

Escolas e demais instituições de ensino interessadas em participar deverão realizar o agendamento através do email eventos@inovaprudente.com.br ou também pelo whatsapp (18) 99715-5886.

Caso a visita não seja realizada por meio de excursão, não é necessário realizar agendamento.