A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deu início a 3° Semana de Conscientização e Incentivo ao Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Cabe lembrar que a Semana contém uma ampla programação que se estenderá até o dia 23 de setembro.

Na abertura, realizada nesta segunda-feira (18/09), a abertura do evento contou com a participação do prefeito, Ed Thomas; da secretária municipal de Assistência Social, Clelia Tomazini; do coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho; do presidente do Condef (Conselho da Pessoa com Deficiência de Presidente Prudente), Salvador Neto, e do servidor Milton Takao Mizukawa.

Ed enfatizou a importância de ações para a verdadeira inserção da pessoa com deficiência na sociedade, uma vez que é defensor da causa desde o seu mandato quando deputado estadual, bem como também foi criador da Frente Parlamentar em defesa das APAEs. Ele agradeceu em público a parceria com a ex-secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Celia Leão, que atuou diretamente na liberação de recursos para a construção da academia acessível no Balneário da Amizade e na aquisição de três vans adaptadas.

Já Clélia lembrou as iniciativas que foram idealizadas e seguem em pleno funcionamento no município, como a carteirinha de identificação de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e o Selo Prudente Inclusiva, para a valorização de instituições que defendem a causa.

A confraternização de abertura da Semana contou com a presença de alunos de entidades assistenciais e teve o apoio das Bebidas Funada, distribuidora de bebidas Martins, Fortcar, Cerson Sport, Ipiranga B-Fit, Maíra e Carvalho, Rosinaldo Ramos, Sicred, sucos Life e Unoeste.

Ainda nesta segunda-feira, às 20h30, haverá uma homenagem na Câmara Municipal de Presidente Prudente ao Sr. Milton Takao Mizukawa por todos os serviços prestados em prol dos Direitos da Pessoa com Deficiência, também é ex-presidente do Condef e que há mais de 30 anos atua em prol dos direitos à causa.

Veja a programação completa:

Dia 19 de setembro (terça-feira)

- No auditório do Centro Cultural Matarazzo, às 9h, ocorre a palestra "Importância da Fisioterapia e Psicomotricidade para o T21, com a Fisioterapeuta Tânia Cristina Boffi.

Dia 20 de setembro (quarta-feira)

- Às 9h, há a palestra "Importância do plano de atendimento individualizado", com a palestrante Professora Mestre Jussara Olivetto Miralha, na sala de cinema do Matarazzo.

- Já às 19h30, na sala de cinema do Centro Cultural Matarazzo, a palestra "Super proteção e possibilidades para Pessoas com Deficiência" com o Professor Milton Takao Mizukawa.

Dia 21 de setembro (quinta-feira)

- Ocorre a ação coletiva, às 9h, na área externa do AME, com o Polo de Empregabilidade Inclusivo, Ambulatório Médico de Especialidades e a Coordenaria.

- Já às 14h, a sala de cinema Condessa Filomena Matarazzo recebe a palestra "Confecção de materiais pedagógicos para a inclusão" com a Professora Mestre Jiane Maria dos Santos Gouveia.

Dia 22 de setembro (sexta-feira)

- Às 10h30, no Gabinete haverá a entrega do Selo Inclusivo.

Dia 23 de setembro (sábado)

- Haverá o Festival Paralímpico das Loterias Caixa 2023, no Parque de Uso Múltiplo (PUM), às 8h.

Caso não tenha conseguido realizar a inscrição para uma das atividades da programação, basta realizar o cadastro pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCX4jQNMMDfEio3Do6CzvzmPBidIkqSDEK0Jpq9N4tWJu00w/viewform.