O mutirão contra a dengue, realizado neste sábado (11/03) pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio das Secretarias Municipais, Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) e Prudenco, recolheu 19 caminhões com materiais inservíveis da Área 7, localizada na zona norte da cidade, que representa cerca de 90 toneladas. A iniciativa contou com a participação de 94 servidores ao todo, 62 só da VEM, entre agentes de endemias, motoristas e equipe técnica.

Na área 7 foram percorridos os seguintes bairros: Jardim São Francisco, Vila Operária, Vila Angélica, Vale das Parreiras, Jardim Guanabara, Residencial Portal do Norte, Parque Primavera, Parque Alexandrina, Residencial Brisas do Monte e Residencial Moacyr Tretin.

De acordo com educadora de saúde da VEM, Maria Clara Sahu, além da retirada dos materiais, o grupo de agentes percorreu as casas para orientação, eliminação de criadouros e tratamento com larvicida.

“Precisamos trabalhar e conscientizar os munícipes sobre a eliminação dos criadouros. As pessoas dão muito valor à nebulização, que não tem tanta eficácia, que só funciona em mosquitos na fase adulta e caso haja contato direto, e dão pouco valor para a eliminação dos criadouros, que é o mais eficaz e importante”.

A educadora de saúde explica que, na fase adulta, a fêmea do Aedes aegypti produz de 200 a 300 ovos, com ciclo evolutivo de oito dias, entre o ovo e o estágio adulto. “A nebulização pode até matar a fêmea, mas os 300 ovos permanecerão vivos. Em oito dias, se tornarão mais 300 mosquitos. A maneira mais eficaz é eliminar e prevenir os criadouros, papel que deve ser desempenhado pelos moradores, pois o poder público não consegue estar na casa das pessoas a cada oito dias”, declarou Sahu.

Para o próximo sábado, dia 18, devida a quantidade de materiais e por conta da chuva, que antecipou o término da ação, as equipes visitarão novamente a Área 7, onde percorrerão os mesmos bairros.

Atualização de casos

Conforme os dados divulgados nesta segunda-feira (13/03) pela VEM, a cidade tem 2.942 positivos em 2023. Os casos descartados somam 1.290.

Também neste início de semana foi confirmado o quarto óbito por dengue em Presidente Prudente.