Com o objetivo de contribuir com as ações de combate à dengue, o secretário municipal de Saúde, Dr. Breno Casari, coordenou nesta semana uma ação com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde em parceria dos docentes e estudantes do curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A ação continua nesta semana até a conclusão das ruas do bairro.

Os Agentes Comunitários de Saúde realizaram diversas ações nos territórios ligados às ESFs, com a finalidade de alertar a população sobre as arborviroses, alertando a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito, Aedes aegypti.

Muitas casas foram visitadas pelos profissionais e pelos acadêmicos, que realizaram a busca ativa por criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela), além de orientar os munícipes sobre a importância de adotarem medidas preventivas no combate ao mosquito.

A mobilização faz parte da ação ‘Todos Contra o Aedes’, que é realizada pela Prefeitura por meio das Secretarias Municipais de Saúde e do Meio Ambiente, que disponibilizou o caminhão para recolhimento dos inservíveis, em parceria com o Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), quem atuam em diversas regiões do município, neste período chuvoso do ano.

As equipes de saúde e os acadêmicos voluntários saíram da Casa da Sopa e percorreram as ruas do bairro Morada do Sol. As equipes retornam hoje para o recolhimento, de inservíveis e materiais que possam acumular água.