A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), iniciará nesta segunda-feira (09/01) o primeiro levantamento do Índice Breteau (IB) referente a 2023. O IB é utilizado para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, para efetuar o levantamento do IB serão vistoriados 3.740 imóveis nas sete áreas da cidade, conforme o sorteio. Em cada residência, mais de 40 recipientes serão analisados.

As visitas serão feitas pelos Agendes de Endemias nos primeiros 15 dias, devidamente identificados. Já o resultado deve ser divulgado em aproximadamente 30 dias. “Caso chova muito durante o trabalho de campo, que acontece nos primeiros 15 dias, o prazo poderá ser estendido, pois precisaremos pausar as visitas”, relatou.

“Pedimos que os moradores do município recebam nossos Agentes, permitam que eles entrem nas residências. É por meio dessa pesquisa que as ações a nível federal são articuladas”, finaliza Bertacco.

No ano de 2022, a cidade registrou 7.461 casos positivos e 16.926 notificações, porém a VEM ainda não encerrou a análise dos dados relativos a 2022.