O sistema de Agendamento telefônico de consultas, que foi implantado oficialmente no dia 8 de janeiro tem beneficiado os usuários da saúde, que dependem da comodidade do serviço para marcar consultas e exames. O sistema consiste numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) viabilizado com apoio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec). Em quase um mês de funcionamento em Presidente Prudente, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade contabiliza mais de 50 consultas marcadas desde o início do funcionamento do serviço.
Conforme o secretário de Saúde, Sergio Cordeiro de Andrade, o sistema beneficia os grupos prioritários cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são pessoas maiores de 60 anos, gestantes, bem como as pessoas portadoras de necessidades especiais, que tem condições de se locomover para agendar consultas médicas. De acordo com o secretário de Saúde, do total de agendamentos de consultas até o momento, o grande volume de 80%, contemplou os idosos, outros 18% atenderam as gestantes, 2% para portadores de necessidades especiais, e o restante para obter informações.
O benefício é válido para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que estão interligadas pelo sistema de fibra ótica. Com o sistema de agendamentos é possível realizar consultas médicas e de exames, sessões de fisioterapia, psicologia, entre outros. O atendimento é feito através do número 3223-5591. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
De acordo com o secretário de Saúde, Sergio Cordeiro de Andrade, o serviço tem como objetivo humanizar o atendimento de saúde com maior conforto aos pacientes que necessitam da comodidade de realizar agendamentos por telefone. A medida consiste numa determinação do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ como forma de atender ao público prioritário, que não tem condições de se deslocar até os locais para realizar o agendamento de consultas, exames ou qualquer outro serviço, que pode ser feito através da central de atendimento.
O sistema é regulamentado pela Lei n° 8.298/2013, que estabelece o agendamento telefônico de consultas para pacientes cadastrados nas Unidades de Saúde de Presidente Prudente. A lei foi promulgada em ato realizado no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal no dia 26 de novembro, com a presença dos vereadores da 16ª Legislatura da Câmara Municipal, secretários municipais e funcionários da Prefeitura de Prudente.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação