O município de Presidente Prudente sediou, nesta terça-feira (07/10), no auditório do Aruá Hotel, a 2ª Oficina Regional da Vigilância Sanitária do Alto Capivari e Alta Sorocabana, evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa).
A promoção do evento foi realizada pela CIR (Comissão Intergestores Regional) do Alto Capivari e pela CIR Alta Sorocabana, em parceria com a Anvisa, a Secretaria Estadual de Saúde e o COSEMS.
A mesa solene foi composta pela secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, Débora Tiezzi, que representou a secretária Adriana Vitório e o prefeito Tupã, pela coordenadora da Visa de Rancharia, Yeda Maria Pereira de Almeida Soreto, pela diretora do Grupo de Vigilância Sanitária XXI (GVS 21), Helena Márcia Berni Nascimento, pelo interlocutor do Departamento Regional de Saúde XI (DRS 11), Aristeo Sanches, pela representante do Conselho de Secretários de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) da CIR do Alto Capivari e secretária municipal de Saúde de Nantes, Renata Bezerra Pereira, e pela representante do COSEMS/SP da CIR da Alta Sorocabana e secretária municipal de Saúde de Álvares Machado, Neide Maria de Castilho.
De acordo com a secretária-adjunta, Débora Tiezzi, Presidente Prudente recebeu a segunda edição de um evento muito importante, que reúne profissionais de toda a região para discutir temas de extrema relevância. “É com muita satisfação que recebemos, pela segunda vez, o encontro. Tenho certeza de que será um dia muito produtivo e de trocas importantes”, destacou.
Com o tema “A Visa no Planejamento de Saúde Municipal”, o encontro reuniu profissionais de todos os municípios que integram as comissões: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Emilianópolis, Estrela do Norte, Indiana, Martinópolis, Narandiba, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba e Tarabai.
Para a discussão do tema e estudo sobre a inserção da Vigilância Sanitária no Planejamento Municipal de Saúde, visando aprimorar o desempenho das equipes municipais nas ações de promoção, proteção e preservação da saúde como parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), os participantes foram divididos em dois grupos.
Ao final do evento, os relatores dos grupos conduziram a Sessão Plenária, que encerrou as atividades com a apresentação das conclusões sobre o tema trabalhado.
Fonte: Secretaria de Comunicação