O secretário Municipal de Esporte de Presidente Prudente (Semepp), André Domingos, acompanhado do presidente Jair Bolsonaro, discursou na cerimônia de lançamento do Projeto de Lei que cria o Plano Nacional do Desporto (PND), realizada na manhã desta quarta-feira (23/02), no Palácio do Planalto. O ato de assinatura contou com a presença do secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães, do General Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional e João Roma, Ministro da Cidadania, entre outros autoridades. O prefeito Ed Thomas, na plateia, também acompanhou o cerimonial.

 “Agradecemos e reconhecemos o trabalho que vem sendo feito pelo Marcelo e por toda a equipe. Foram mais de 1.500 obras esportivas no país, é oportunidade para nossas crianças e para nossos profissionais. Sem obra não há esporte social. Uma secretaria com moldes de ministério. Depois de 17 anos, o JEBS voltou a dar esperança às crianças do nosso país. Mais de seis mil atletas contemplados com a Bolsa Talento. O PND foi desenterrado por Marcelo após 24 anos, projeto que foi criado e ninguém desenvolveu e agora vai abraçar nossas crianças e profissionais. Parabéns a todos pela iniciativa”, enfatizou André Domingos.

O texto, que agora será submetido ao Congresso, apresenta diretrizes para o desenvolvimento do esporte no país e estabelece uma atuação conjunta e colaborativa da União, dos estados e dos municípios, além de outros entes públicos e privados, com uma definição de metas e indicadores.

O documento reúne diretrizes como a garantia do acesso à prática de educação física nas escolas, o incentivo à prática do esporte com foco na qualidade de vida de jovens, adultos e idosos, e a promoção do esporte de alto rendimento, livre de dopagem, desde as categorias de base.

Além disso, o PND tem o intuito de promover o futebol masculino e feminino, amador e profissional, e garantir a ética e a defesa dos direitos dos atletas ao jogo limpo por meio da implementação da Política Nacional Antidopagem.

Fonte: Secretaria de Comunicação