Criada pela Lei municipal N° 9.370/2017, a Inova Prudente é uma Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação que integra a administração pública indireta de Presidente Prudente. Com a promoção de ações voltadas ao empreendedorismo, à inovação e a tecnologia, a instituição acaba de fechar o ano com crescimento recorde de receitas próprias em relação aos anos anteriores.

Com base em dados da contabilidade, que acaba de efetuar o fechamento das contas de 2021, houve um aumento de 123% comparado ao ano de 2020. Segundo o diretor-presidente da Inova, Diego Andreasi, o crescimento se deve a três principais fatores: a regularização dos contratos e o aumento do número de empresas residentes do coworking; a modernização dos processos de locação dos espaços da Inova, como auditório e salas de aula/treinamento/reunião, que passou a ser realizado pelo site da Fundação, trazendo mais visibilidade a infraestrutura e facilidade aos interessados; e a remodelagem da oferta de cursos.

A modernização dos processos é uma das solicitações feitas pelo Prefeito Ed Thomas, que busca sempre atender a população da melhor forma. O sistema INFOINOVA, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia, tem sido uma importante ferramenta para a gestão da Fundação facilitando os controles e a operacionalização diante do aumento de demanda.

Projeções para 2022

O diretor-presidente ressalta que o aumento da receita própria da Inova resultará na utilização de menos recursos dos cofres municipais, que, consequentemente, poderão ser destinados para outras áreas. “A projeção é que em 2022 a Inova duplique novamente suas receitas, tendo em vista que em 2021, por conta da fase vermelha da pandemia, as atividades só retornaram a partir de agosto. Além disso, ofertaremos novos serviços para a comunidade, como o estúdio para gravações de vídeo cast (InovaCast), previsto para inaugurar em março".

Sendo uma Fundação sem fins lucrativos, a missão institucional da Inova é fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação através de diversas ações e prestando serviços ligados à educação e a pesquisa básica, aplicada e de caráter científico e tecnológico, que apoiem empreendedores para o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos. (Colaboração- AI Inova Prudente)