A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea), por meio do titular da pasta, Fernando Luizari Gomes, recebeu o Tenente Júlio Cesar Cacciari de Moura, da Polícia Ambiental, para apresentação de um novo projeto na área ambiental, em visita ao Horto Municipal nesta segunda-feira (18/10). A reunião foi acompanhada pelo adjunto da Semea, professor Jerson Joaquim da Silva.

Na manhã desta terça (19), o Tenente Cacciari de Moura também visitou a Horta Municipal, reativada a pedido do prefeito Ed Thomas, que já está em plena produção de hortaliças para as entidades assistenciais.

A intenção é a apresentação dos projetos ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visando estabelecer parcerias com a Polícia Ambiental. Como por exemplo, o projeto do Horto Municipal, onde já foi demarcada uma trilha ecológica para implantação do projeto ‘Desbravadores do Horto’.

De acordo com o Tenente Cacciari, “as trilhas ecológicas, bem como outros projetos de Educação Ambiental, são de grande relevância para o desenvolvimento da educação e proteção ambiental, pois são maneiras práticas de combinar a observação e o contato direto com a fauna e flora, gerando mudanças positivas de comportamento social”, disse.

Segundo ele, a construção ambiental sustentável em parceria com o município será sempre mantida com foco em bem-estar social e proteção ambiental. O tenente adianta que a intenção é trabalhar temáticas como o cuidado com a fauna e a flora, a importância da separação dos resíduos, dentre outros temas.

No Horto Municipal, projeto que recebeu o nome de ‘Desbravadores do Horto’, tem por objetivo incentivar a educação ambiental. O projeto será desenvolvido através de parcerias, sem custos para o município. A trilha ecológica será adaptada com diversas informações sobre educação ambiental, para que possa ser percorrida por alunos e visitantes.

A proposta inclui a captação de recursos junto às empresas, que queiram investir na iniciativa ambiental. Em seguida, será implementada na lei de Inventivo à Cultura (Proac).

O Horto de Prudente será palco de uma grande aventura, com foco no aprendizado ambiental. A trilha receberá vários totens com os seguintes temas ambientais: Erosão, Tratamento do Solo, Compostagem, Plantio, Simulador de Chuva, Arborização, Queimadas, Recursos Hídricos e Preservação Ambiental.