Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação Saudável, que é lembrado no dia 16 de outubro, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste mês de outubro diversas palestras nas Estratégias de Saúde da Família (ESF).

As palestras foram ministradas pela nutricionista Flávia Pelloso, do Nasf (Núcleo de Apoio da Saúde da Família) na ESF do Parque Alvorada, ESF do Jardim Humberto Salvador, ESF do Parque Primavera, ESF do distrito de Montalvão, no grupo de atividade física da educadora física, Juziane Teixeira Guiça e da Fisioterapeuta Manuela de Mattos Fioroni, ambas da equipe do Nasf.

Durante as palestras todos os participantes receberam as receitas por escrito, bem como, um e-book com receitas de preparações saudáveis.

As palestras foram realizadas com o objetivo de levar orientações nutricionais e esclarecer sobre todos os riscos que envolvem as doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, entre outras, além das formas de prevenção e controle, com destaque principalmente em relação à obesidade, que vem aumentando principalmente após a pandemia.

Nas atividades, os pacientes do grupo receberam orientações sobre montagem do prato e lanches saudáveis, sobre as melhores gorduras, o uso do sal adequado, os benefícios dos temperos naturais, da hidratação adequada, entre outros hábitos saudáveis.

Para orientar os pacientes foi apresentado um painel com as quantidades de açúcar presentes em alguns produtos industrializados. Os participantes também são orientados sobre os benefícios dos chás através de algumas plantas com ação antinflamatória e antioxidantes, assim como orientações sobre os benefícios da geleia do pé de galinha, que é fonte de colágeno natural, com ação de construção e manutenção, de todo o organismo e que tem ação inflamatória.