Na última sexta-feira (02/04), a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau) recebeu a doação de 20 camas hospitalares e 20 colchões, proveniente da parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada. Os itens foram encaminhados para a unidade de pronto-atendimento do Jardim Santana (PA Santana), que está sendo preparada para oferecer atendimento 24 horas a pacientes não-covid.

O secretário adjunto da Sesau, Marco Aurélio Lúcio, relata que o objetivo é de que as UPAs, tanto Zona Norte quanto Ana Jacinta, realizem atendimentos de pacientes dos casos que apresentem sintomas respiratórios. “O atendimento de emergência não deixará de ser realizado nas UPAs, porém, assim que estabilizado, o paciente será transportado para o PA Santana, com a finalidade de evitar a transmissão do vírus”.

Marco explica que essa adequação do PA Santana está sendo planejada, principalmente no que diz respeito aos profissionais. “Estamos estudando o remanejamento de servidores e eventual contratação de novos profissionais via Ciop, portanto ainda não é possível precisar a data em que essa reorganização da rede de urgência será iniciada”.

Para que o atendimento 24 horas seja efetivado, também serão necessários novos equipamentos e insumos. “A sociedade civil e os empresários têm nos amparado. Contamos com a movimentação dessas pessoas, novamente, para que possamos oferecer mais conforto e segurança aos munícipes”, declarou Marco Aurélio.