Após reunião realizada entre a equipe técnica da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a pasta informa mudanças no horário de atendimento do Centro Municipal de Triagem da Covid-19. A partir de 1º de dezembro, os atendimentos serão das 8h às 17h, diariamente, incluindo finais de semana e feriados.

O secretário de Saúde, Valmir da Silva Pinto, explica que entre setembro e outubro houve uma diminuição sensível na procura por atendimento no Centro de Triagem da Covid-19. Dessa forma, a intenção era que fosse possível encerrar as atividades do espaço.

Entretanto, o secretário ressalta que houve estagnação na diminuição do número de atendimentos já no final de outubro. Inclusive, ele informa que nos últimos dez dias deste mês, “infelizmente houve aumento na procura por atendimento médico no Centro de Triagem da Covid-19”.

Segundo dados do Centro de Triagem da Covid-19, em um comparativo entre setembro e outubro, houve uma queda de 907 atendimentos, isto é, de 4.324 diminuiu para 3.417, o que representava mais de 21%. Entretanto, com a média diária deste mês chegando a 115 pacientes, a estimativa é que o número de atendimento tenha uma pequena elevação em relação ao mês anterior.

Vale reforçar que o atendimento nas demais unidades de saúde, como nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Ana Jacinta e da Zona Norte que funcionam 24h, bem como nos PAs (Prontos Atendimentos) da Cohab e do Jardim Santana que atendem sempre das 19h às 7h, permanece sem alteração.

Cabe lembrar ainda que o Centro de Triagem da Covid-19 permanecerá funcionando na Praça da Juventude e Longevidade ‘Lucas Nalini Paschoalin’, que fica na Rua Adelino Rodrigues Gatto, 1.225, ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab.