O Governo de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), realiza o Projeto ‘Desenho em Casa – Releituras da Pinacoteca’. A iniciativa visa estimular a produção de artes visuais inspiradas nas obras do acervo da Pinacoteca Municipal ‘Laert Bueno Júnior’.

Segundo as regras, a participação é livre, sem limite de idade, bastando apenas ter uma conta no Instagram. Isso por que todas as terças-feiras será publicada no Facebook da Secult uma obra do acervo da Pinacoteca. Dessa forma, caberá ao interessado em participar do projeto realizar a releitura da arte, além da apreciação da estética da mesma.

“Como o próprio nome já diz, releitura é a capacidade de fazer uma nova leitura da obra com uma visão diferenciada, sem necessariamente utilizar as mesmas técnicas usadas na composição original”, pontua Paulo Sanches, secretário de Cultura.

Ao finalizar a releitura, a obra deverá ser publicada na conta particular do autor com a hashtag ‘#pinacotecaprudente’, bem como marcar o perfil da Secult, que é o @culturaprudente, até as 23h59 do domingo seguinte, uma vez que as obras selecionadas serão divulgadas as segundas e publicadas no Instagram da Secult. Os critérios serão levados em contas para seleção são os seguintes: originalidade, criatividade, conceito e execução do desenho.

“Serão selecionados até três trabalhos por semana, cuja seleção será feita pela equipe técnica da Secult com a participação de um artista convidado. Entendemos por desenho um trabalho feito sobre papel ou cartão, podendo ser com aquarela, guache, pastel, lápis, caneta, giz de cera, tinta acri´lica ou a o´leo, colagem ou digital”, detalha o secretário.