Em um evento simples nesta sexta-feira (26/06), o prefeito Nelson Bugalho inaugurou a primeira aceleradora de startups da região de Presidente Prudente, a ‘Inova Mais’, bem como assinou o Decreto de N° 30.996 que institui o Programa Municipal de Aceleração de Negócios e Projetos Inovadores. Este leva o mesmo nome do novo espaço que fica no Coworking da Fundação Inova Prudente.

O diretor-presidente da Fundação, Bruno Garcia Carnelóss, conta que este é mais um “tijolinho” na Inova Prudente. “O Inova Mais é um espaço voltado aos projetos que já fomentamos em três editais de Inovação. Quem participou de algum e ainda participará de futuros terá espaço exclusivo para isso e com toda infraestrutura que a gente já dispunha, como impressora 3D, óculos de realidade virtual e aumentada, enfim”.

Um dos mentores do Programa ‘Inova Mais’, Luis Isique, diz que o espaço e a iniciativa são um importante passo para a cidade e para todos aqueles que precisam do ambiente. Dessa forma, parabenizou o prefeito e toda equipe envolvida para implantação do mesmo.

Já o secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, ressalta que nunca é demais lembrar que aceleração é um processo, não um lugar. “Por isso, temos um novo caminho agora. É um projeto novo e audacioso que testamos na prática há dois anos e que necessitava de um espaço e de um decreto regulamentando. Este é um processo que poucas prefeituras se aventuram a fomentar, porque é muito específico. Estamos muito felizes e só temos a agradecer pela visão do prefeito”.

O prefeito pontua que a Inova é um grande legado que será deixado pela Administração à cidade e afirmou que o conjunto de pessoas que administram e frequentam o espaço resulta no fomento da tecnologia e da economia com base tecnológica. “Hoje demos mais um passo no sentido de construir um futuro diferente para Prudente. Na Inova, temos as pessoas certas no lugar certo e a evolução do espaço só é possível por conta dessas pessoas que acreditam neste propósito”.

Inova Mais – Cabe afirmar que o programa tem como objetivo estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo tecnológico, apoiar a criação e o desenvolvimento de startups, promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos e negócios inovadores de base tecnológica, desenvolver e consolidar o ecossistema de empreendedorismo e inovação local, além de conectar o ecossistema de startups aos demais pólos de tecnologia e inovação.

Já o espaço ‘Inova +’ tem aproximadamente 60 metros quadrados e possui pintura e decoração temáticas. Além disso, é climatizada e já conta com móveis e equipamentos necessários para que as startups que passam pelo processo de aceleração possam receber mentorias e capacitações.

Além de empreendedores convidados e autoridades municipais, participaram do ato os pró-reitores da Unoeste Guilherme de Oliveira Lima Carapeba (Administrativo), José Eduardo Creste (Acadêmica) e Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa, Pós-graduação e Extensão), entre outros representantes.