Transmissão on-line abordará cadeia produtiva da batata doce; live terá tradução em Libras
menu Governo de Presidente Prudente

Transmissão on-line abordará cadeia produtiva da batata doce; live terá tradução em Libras

Terça-feira, 26 de Maio de 2020

Transmissão on-line abordará cadeia produtiva da batata doce; live terá tradução em Libras

Com o intuito de expor o desenvolvimento e fomentar a cadeia produtiva da batata doce, será realizada nesta quarta-feira (27/05), às 19h, uma Live no Facebook da Inova Prudente sobre a Batatec – Feira Tecnológica da Batata Doce, com o tema ‘Desafios da Batata Doce’.

Pela primeira vez, a live terá a tradução simultânea de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que será feita pelas intérpretes Lucinete Gonçalves e Miriã Viana, pertencentes à FL, uma escola dedicada a formação de pessoas que possam aprender a linguagem e a Cultura Surda.

O bate-papo será mediado pelo secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, e contará com a participação do diretor da Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) que atua no setor do Agronegócio e Agricultura Familiar e coordena a Batatec, Marcelo Costilho Jorge; bem como da coordenadora da Batatec pelos produtores, Claudia Prandini, que participa da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), ligada a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Estado de São Paulo; e do vice-presidente da Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Prudente e região) e produtor, Ademir Corte.

Sobre as expectativas para a Live, Costilho acredita que o espaço pode gerar novas perspectivas do futuro. “Esperamos que venha contribuir para que as pessoas entendam o projeto e que também possam investir no futuro próximo nessa cadeia produtiva que tem um mercado muito promissor a ser desenvolvido no âmbito nacional e internacional”, pontua.

Batatec – A Batatec é uma ideia que surgiu de produtores locais, sendo eles: Mario Murakami, Ricardo Cremonesi, Renato Cremonesi, Nelson Monteiro, Luiz Rocha e Elio Portella. Eles buscavam promover e divulgar a batata-doce produzida na região para fomentar atividades econômicas no setor industrial, comercial, turismo e serviços, além de uma demanda por conhecimento técnico visando à sustentabilidade de sua produção. Através do contato com o, até então, deputado federal Izaque Silva, os produtores enxergaram a ideia como promissora e levaram ao conhecimento do prefeito Nelson Bugalho. Em 2017, o evento foi consolidado junto ao poder público, cuja feira ganhou a primeira edição em 2018 e a segunda em 2019.

Ainda em 2019, o dia 15 de junho foi instituído como o Dia Municipal do Cultivo da Batata Doce. A partir desta data, os trabalhos começaram e uma equipe de produtores rurais, do poder público, entidades públicas e privadas, foi formada. O IBC (Instituto Brasileiro do Café) com uma estrutura de 5 mil metros quadrados, tombado como patrimônio histórico, foi o espaço escolhido para a realização da feira. (Colaboração – AI/Inova Prudente)

Fonte: Secretaria de Comunicação

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08