Covid-19: Telessaúde visa orientar usuários do SUS sobre necessidade de atendimento médico
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Covid-19: Telessaúde visa orientar usuários do SUS sobre necessidade de atendimento médico

Terça-feira, 24 de Março de 2020

Covid-19: Telessaúde visa orientar usuários do SUS sobre necessidade de atendimento médico

Teve início nesta terça-feira (24/03) o funcionamento do Telessaúde. Implantado pelo Governo de Presidente Prudente, por meio de parceria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), o novo serviço poderá ser acionado pelo telefone 3229-1290 e ficará à disposição dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) para sanar dúvidas sobre o coronavírus, o Covid-19. O contato pode ser estabelecido ainda via whatsapp, no (18) 99639-2713, e até mesmo pelo e-mail: duvidascovid19@unoeste.br.

Dessa forma, a intenção é que com o serviço, que funcionará todos os dias sempre das 8h às 20h, haja melhora no gerenciamento clínico e na prestação de serviços de saúde, inclusive no acesso, qualidade, eficiência e relação custo-benefício.

“A telemedicina pode ajudar comunidades, porque supera as barreiras de distância e tempo entre os profissionais e os pacientes”, pontua o secretário de Saúde, Valmir da Silva Pinto, acrescentando que a ideia com o Telessaúde é orientar os pacientes, através dos sinais e sintomas relatados, se há a necessidade de ir à unidade de saúde e/ou qual serviço deverá ser procurado.

Ao todo, serão quatro linhas telefônicas e sala com computadores com acesso a internet. O atendimento será conduzido por docentes das faculdades de Medicina (Famepp) e Enfermagem (Fenpp) da Unoeste, discentes de pós-graduação dos programas de residência médica e multiprofissional, além de alunos do último ano de ambas as graduações da universidade.

No momento do atendimento telefônico, a equipe deverá preencher uma planilha com informações dos usuários para obtenção de material de utilidade epidemiológica, bem como para análises dos resultados do projeto. Durante todo período de funcionamento do Telessaúde, os responsáveis pela iniciativa realizarão atualização das informações conforme demanda epidemiológica e científica.

Após o atendimento telefônico, os encaminhamentos às UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Prontos Atendimentos (PAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) serão estabelecidos por meio do Plano de Contingência Municipal, projetado pela Secretaria de Saúde.

Fonte: Secretaria de Comunicação

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