O Governo Municipal, por meio do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), realizou na manhã desta sexta-feira (10/01), a posse dos dez novos conselheiros tutelares de Presidente Prudente, eleitos em votação promovida no dia 6 de outubro de 2019.

A solenidade, que ocorreu no Auditório ‘Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia’, na Câmara Municipal, empossou os conselheiros para o quadriênio 2020/2023, sendo eles: Gisele Renato Marchioli Marques Santos (eleita com 785 votos); Paloma Leonel Rodrigues Antônio (406); Raquel Alfaro Ovando (339); Diná Albano da Cruz (324); Amanda Gomes de Souza (282); Débora e Silva Nascimento (269); Mônica Alessi Zanuto (267); Vanessa Medeiros Malacrida Silva (266); Ariadne Carla de Almeida Martins Cortes Real (262); e Jeová Ribeiro Pereira (257).

Durante o ato, a presidente do CMDCA, Ariane Lopes Jacintho Toledo César, parabenizou os novos empossados e ressaltou que ser conselheiro é ir além de zelar pelos direitos da criança e do adolescente. “Muitas vezes, crianças e adolescentes chegarão com os direitos violados. Assim, ser conselheiro é ter sensibilidade que precisam cuidar dessas questões. Esperamos que tenham muito sucesso nesta nova jornada”.

A assessora da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Maria Helena Veiga Silvestre, que atualmente responde pela pasta, frisou que agora começa uma nova etapa na vida dos conselheiros e lembrou que o órgão, embora seja autônomo, é vinculado administrativamente à SAS.

“A secretaria e os técnicos não terão interferência alguma no trabalho do Conselho Tutelar, que só pode ser contestado pelo juiz, mas estarão à disposição para aconselhamento e direcionamento para garantia dos direitos da criança e do adolescente. Esperamos que a SAS possa colaborar de forma efetiva para que as decisões sejam menos agravadas”, salientou Maria Helena.

O promotor da Infância e da Juventude, Marcos Akira, agradeceu aos conselheiros que encerraram o mandato e desejou sucesso aos novos. “É um trabalho muito difícil, sensível e que depende muito da vocação de cada um. O Conselho Tutelar terá muito contato com o MP [Ministério Público] e, assim, colocamos sempre o órgão à disposição”.

O presidente da Câmara, Demerson Dias, também colocou a Casa de Leis à disposição dos novos conselheiros e reforçou que os mesmos são responsáveis por cuida do futuro da cidade, “que são as crianças e os adolescentes”.

Por fim, o vice-prefeito Douglas Kato, salientou que os conselheiros terão uma missão enorme pela frente. “Vocês têm inúmeras pessoas que acreditaram em vocês e, mais que isso, crianças e adolescentes que precisam do apoio e o olhar sensível de vocês. Contem com a Prefeitura e com toda equipe. Temos certeza que farão a diferença na vida dos atendidos e das famílias”, encerrou.