O Governo de Presidente Prudente, por meio da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), e a Polícia Militar promoveram nesta quarta-feira (20/11), o encerramento e a premiação da 9ª edição do Projeto ‘Educação Cívica na Escola’, inclusive com entoação dos hinos Nacional e de Prudente pela Banda Regimental do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior 8), responsável por conduzir a iniciativa nas unidades do Sistema Municipal de Ensino.

Durante o ato, que ocorreu no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação) ‘Professora Maria do Carmo Ferreira Paula’, houve a entrega de 93 medalhas aos alunos autores dos melhores trabalhos do concurso de desenho e redação com o tema ‘Qual foi sua experiência com o Projeto Educação Cívica na Escola?’.

Já na próxima segunda-feira (25), na Câmara Municipal, serão entregues placas de prata aos cinco melhores. São eles: Felipe Yudi Tamba Santos, do 5º ano da Escola Municipal Catarina Martins Artero, Stephany Gabrielly Fernandes Alves, do 4º ano, e Ana Laura Gomes Santos, do 5º ano, ambas da Rosy Odetty Roriz Brandão, pela categoria de redação; e Anthony Gabriel Silva Bergamini, do 3º ano da Domingos Ferreira de Medeiros, e Sarah Noemy Ferreira Silva, do 2º ano da Padre Emílio Becker, pela categoria desenho.

Presente no evento, o vice-prefeito Douglas Kato agradeceu a Banda Regimental pelo trabalho especial que realiza no Ensino Fundamental do município. Parabenizou também os alunos que conquistaram medalhas. “Que seja um incentivo para que busquem conhecimento cada dia mais. Temos uma educação de qualidade e enchemos a boca para falar isso, com orgulho”, pontuou, estendendo os agradecimentos “aos profissionais que fazem a diferença na vida das crianças e também a presença dos pais dos pequenos”.

A coordenadora de Gestão Educacional Márcia Aparecida Pinheiro Janial, que na oportunidade representou a secretária Sônia Maria Pelegrini, disse que o evento é feito há quase dez anos e sempre com muita alegria. Além disso, agradeceu a parceria com a Polícia Militar.

O presidente da Câmara, Demerson Dias, parabenizou a Banda Regimental e pontuou que a entrega da medalha, que parece algo tão simples, será um momento inesquecível na vida dos alunos. “A medalha é um sinal de reconhecimento pelo que produziram”. O vereador destacou também a participação dos pais, que, segundo ele, faz com que os pequenos sintam-se protegidos.

Por fim, o comandante do CPI-8, o coronel Adilson Luís Franco Nassaro, ressaltou que as crianças são merecedoras da homenagem e que o trabalho do ‘Educação Cívica na Escola’ é traduzido por uma única palavra: parceria. “Nada acontece sozinho, sempre é trabalho em equipe, coletivo, parceria. Precisamos disso para que a região continue se fortalecendo. Este, que é um projeto de civismo, patriotismo, respeito e cidadania, é mais uma iniciativa vitoriosa”, concluiu.

Além dos citados, compuseram a mesa o vereador Wellington de Souza Neves, e a coordenadora pedagógica da Seduc, Simone Deák.