A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente esteve representada nesta sexta-feira (04/10) na reunião que tratou sobre o Plano de Contingência (Placon) dos Municípios pertencentes à Redec/I-10 (Região Administrativa de Prudente).

Durante a reunião, que ocorreu no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em Osvaldo Cruz, foram destacados os principais pontos e estratégias para elaboração do Placon, bem como as dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos na concretização do plano.

O Placon tem como objetivo estabelecer ações coordenadas frente aos possíveis desastres que podem acontecer em cada município, visando otimizar as ações de resposta, facilitar as atividades de preparação e capacitação das equipes e ainda permitir o desencadeamento de ações conjuntas com órgãos públicos e iniciativa privada.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Prudente, Renato Gouvêa, em Prudente são enfrentados problemas com a estiagem que provoca baixa umidade do ar e incêndios em cobertura vegetal, áreas de alagamento nas chuvas de verão, quedas de árvores e epidemias.

“Somente de 1º de janeiro a 31 de agosto deste ano, registramos 571 ocorrências de fogo em mato em Prudente, sendo necessário o acionamento da Brigada de Incêndio da Defesa Civil Municipal em virtude de diversas ocorrências simultâneas de incêndio ou para apoio aos Bombeiros em ocorrências de maiores proporções”, destacou.

Além do coordenador, Prudente foi representada pelo 1º Tenente da PM Marcos Ferreira de Souza e Victor Hugo Rocha, adjuntos regionais de Defesa Civil.

Serviço – O telefone de plantão da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil é o (18) 99744-0199.