A secretária municipal de Educação, professora Sônia Maria Pelegrini participou na manhã desta segunda-feira (13/05), de uma reunião com os promotores de justiça Luiz Antônio Miguel Ferreira, coordenador do Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação) e com o 2º promotor auxiliar, Claudinei de Mello Alves Júnior.

O encontro, que ocorreu na Seduc - Secretaria Municipal de Educação discutiu procedimentos que são adotados pela rede municipal para lidar com casos de crianças que, no ambiente escolar, entram em crise/surto e precisam ser contidas e encaminhadas para atendimento em rede, envolvendo a área da saúde, assistência social, conselho tutelar, entre outros.

Segundo a professora Sônia, atualmente o sistema de ensino atende em torno de 19.000 alunos nas etapas da educação Infantil e ensino fundamental e as modalidades de Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Especial, numa perspectiva da educação integral e inclusiva. Ela afirma que, a reunião tratou principalmente das crianças atendidas que atualmente estão em tratamento e ou acompanhamento na área da saúde.

Ela afirmou que a reunião foi muito produtiva no sentido construção de algumas alternativas para o melhor atendimento destes casos, e que juntamente com outras instituições definirão, nos próximos dias, ações articuladas com o objetivo de oportunizar a estas crianças condições mais adequadas de aprendizagem e desenvolvimento.

A secretária afirma que a promotoria se apresentou como parceira no sentido de respaldar as ações e procedimentos já adotados pela Seduc, e pontuou o papel da escola e das famílias para que as crianças tenham direito e garantia às aprendizagens na etapa certa. Apresentou algumas propostas de encaminhamentos colaborativas que serão providenciadas pela equipe da Seduc, para seja possível minimizar a situação destas crianças e, para intensificar a parceria intersetorial, entre educação e as outras secretarias do município.

A reunião contou também com a participação da coordenadora de gestão educacional da Seduc, Márcia Ap. Pinheiro Janial, da diretora do departamento de gestão da educação infantil Claudiele Marques Christófaro, da diretora de gestão do ensino fundamental Roseli Soares Furlan, além de equipe composta por supervisores de ensino, assistentes sociais, psicólogas e educadora de saúde da Secretaria Municipal de Educação.