O prefeito Nelson Bugalho entregou no início da noite desta sexta-feira (10/05), mais 50 títulos de proprietários definitivos de terrenos urbanizados. Do total, 40 são referentes ao Jardim Nova Planaltina e os outros 10 ao Jardim São Bento. Segundo informações da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), os próximos contemplados serão os moradores do Parque Alvorada, Humberto Salvador e Bela Vista.

O secretário da Seplan, Luiz Abel Gomes Brondi, destacou a importância do trabalho realizado pela pasta, coordenado pelas engenheiras Cristina Domingos e Jéssica Suyama, bem como agradeceu a presença dos moradores dos bairros.

Já os vereadores Izaque Silva e Demerson Dias, que falaram em nome dos demais representantes do Poder Legislativo, seguiram uma linha de raciocínio semelhante. Agradecendo ao prefeito pela iniciativa, pontuaram que a entrega representa a concretização de um sonho.

“Agora, todos têm condições de exibir um documento que dá garantia de cidadania, ou seja, de viver em uma área regularizada”, pontuou Izaque. “Política boa é assim, fazer aquilo que sonhamos um dia, virar realidade”, emendou Demerson.

Se tratando em realização de sonho, é exatamente esse o sentimento do morador do Nova Planaltina, Roberto Fernandes, 45 anos. Ele, que é filho da titular da residência Alzira Fernandes, 65 anos, contou que a mãe foi uma das pioneiras do bairro, quando “as casas eram barracos amarrados com arame feitos pelos próprios moradores”. Dessa forma, afirmou que o documento traz segurança à família. “Estamos felizes. Agora, ninguém mais toma nossa casa”, comemorou.

Já a aposentada Dina Bezerra da Silva, 63 anos, que mora no Nova Planaltina há mais de 30 anos, definiu a entrega do documento como o melhor presente de Dia das Mães recebido até hoje. “Essa escritura representa muito. Agora, sei que a casa é minha. Não teria dinheiro para pagar essa regularização. Essa é a herança que deixarei aos meus filhos, mas pretendo desfrutar muito ainda do imóvel”, agradeceu, aos risos.

Completando o que foi dito pelos moradores, o prefeito ressaltou que agora, após muitos anos, eles poderão afirmar que são donos dos imóveis e deixar os mesmos aos seus herdeiros. “Escolhemos essa data em alusão ao Dia das Mães para dar esse presente às famílias. Merecem esse documento por toda paciência que tiveram ao longo do tempo”, explanou, lembrando que com essa, a atual gestão soma mais de 100 títulos de proprietários definitivos entregues.

Em um breve resumo, os bairros têm histórias idênticas. Ambos tiveram os lotes doados em 1989. Entretanto, começaram a ser urbanizados, com implantação de água, luz, esgoto e asfalto em 1993. Dessa forma, há pelo menos 30 anos as famílias aguardam pelo documento entregue pelo prefeito Nelson Bugalho.

Além dos citados, o ato, que ocorreu na Escola Municipal ‘Pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues’, reuniu os moradores contemplados e suas famílias, os vereadores Adão Batista da Silva e Elza Alves Pereira e Pereira, a Elza dos Gás, os representantes dos deputados estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato, Clayton Santos e Renato Davi, respectivamente, da vereadora Alba Lucena, Marcos Mattos, e demais autoridades municipais.