O trânsito é um ambiente coletivo, mas a escolha é individual, cada escolha gera consequências, que afetam todos. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Segurança Pública (SEMAV), Coordenadoria da Juventude em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) estão realizando uma mobilização sobre a conscientização do trânsito.

O projeto faz parte das atividades da Semana do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro e estão engajados em conscientizar as pessoas para que o trânsito seja mais seguro para motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

Nesta sexta-feira (22/09), no auditório do Sest/Senat, alunos da Escola Estadual Fátima Falcon com faixa etária de 16 e 17 anos, que serão os futuros motoristas, participaram de uma palestra, receberam manuais e panfletos sobre como se comportar no trânsito. O evento contou com a participação do coordenador da Juventude, Juliano Borges, do coordenador de Educação para o Trânsito, Renato Gouvea, e da palestrante e instrutora de Trânsito, Maria José Gomes Ferraz.

O tema, neste ano, é “Minha escolha faz diferença no trânsito”. De acordo com Renato, o propósito da campanha é conscientizar, principalmente os adolescentes. “Com esse público aqui presente, o objetivo é despertar a consciência que eles precisam ter sobre o trânsito. O próprio tema já diz, eles precisam fazer a escolha correta e fazer a diferença”.

A palestrante Maria José, explicou sobre algumas leis de trânsito e as consequências que podem acontecer se não respeitar essas regras. “O cinto de segurança é de suma importância, mesmo que vocês sentem no acento de trás do carro. O carro poder até ter airbag, o que for, vocês precisam usar o cinto. Isso é muito grave, sem o uso do mesmo, qualquer acidente pode ser fatal”.

Para a estudante Marcela Vieira, do grêmio estudantil, conta que depois de ver a palestra, acredita que os alunos podem criar consciência e futuramente os índices de acidentes diminuírem. “Ultimamente no Brasil, anda tendo muitos acidentes e creio que eles [os alunos] ouvindo sobre a conscientização no trânsito, é possível reduzir essa quantidade de mortes, acidentes, que está tendo e sendo muito prejudicial a todos”.

O objetivo da campanha é a tolerância, mostrando que pequenos atos como, por exemplo, olhar no celular enquanto dirige ou atravessa a rua, podem refletir consequências ruins no trânsito. Os alunos também viram vídeos educativos da CNT (Confederação Nacional do Trânsito), que promove o Programa de Prevenção de Acidentes.