O Centro de Eventos IBC, em Presidente Prudente, recebe nesta terça (8) e quarta-feira (9) a Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista (FCTOP), que ocorre das 8h às 17h. O evento conta com o apoio da Prefeitura e reúne 15 instituições parceiras, oferecendo mais de 70 atividades gratuitas.
A expectativa é de que mais de 1.500 estudantes do ensino fundamental e médio passem pela feira diariamente, totalizando 3.000 visitantes. O evento contou com a presença da secretária de Educação de Prudente, Karina Gomes.
De acordo com o vice-diretor da Unesp de Presidente Prudente, professor doutor Ricardo Pires de Paula, o objetivo é divulgar as instituições e seus cursos, além de estimular os jovens a desenvolverem pesquisas na educação básica. “Além dos estandes, a feira conta com uma mostra de trabalhos que serão avaliados e premiados com troféus e medalhas”, explicou.
As escolas da Rede Municipal de Ensino também participam ativamente, visitando os espaços e apresentando trabalhos que estimulam a curiosidade, o pensamento crítico e a criatividade. No primeiro dia, três escolas municipais já conquistaram destaque e foram premiadas na mostra científica: primeiro lugar ficou com a EM Gilza Maria Zauhy Garms, a EM Antônio Moreira Lima garantiu a segunda posição e a EM Profª Odete Duarte da Costa levou a terceira colocação. A secretária Municipal de Educação, Karina Gomes, prestigiou a premiação.
“Parabéns aos professores e alunos pelo empenho e dedicação na construção de projetos inovadores que inspiram o futuro. Passamos de um projeto selecionado em 2024 para oito em 2025, isso mostra incentivo e a dedicação”, comentou a secretária.
Ao todo, 42 escolas participam da Mostra Científica, nas categorias ensino público e privado, representando 19 cidades de dois Estados. Foram 1.180 estudantes inscritos, com 30 categorias premiadas, totalizando 90 troféus e 450 medalhas distribuídas.
Durante a visitação, dezenas de alunos das escolas municipais prudentinas tiveram a oportunidade de conhecer experiências científicas de perto. Entre elas, a Escola Municipal Ligado Rodrigues, que levou 43 alunos dos 4º e 5º anos, e a Escola Professora Dra. Gilza Maria Zauhy Garms, com cerca de 50 estudantes das mesmas séries.
Segundo a professora Cristiane Spiguel, da EM Gilza Garms, a participação é fundamental para integrar teoria e prática. “Os alunos podem observar experiências reais e relacioná-las com o que estudam em sala de aula, especialmente nas disciplinas de ciências e meio ambiente”, destacou. Ela lembra que a escola desenvolve um projeto sobre preservação ambiental e reciclagem de papel.
Confira os trabalhos apresentados pelas escolas municipais na FCTOP 2025:
1. A Areia que Canta – Escola Antônio Moreira Lima (2º lugar);
2. Bioplástico: Uma Solução para a Vida na Terra – Escola Profª Odete Duarte da Costa;
3. Motor a Vapor: Energia e Suas Transformações – Escola Profª Odete Duarte da Costa (3º lugar);
4. Conhecendo o Planeta com Diferentes Gêneros Textuais – Escola Gilza Maria Zauhy Garms (1º lugar);
5. Drones para Cuidar do Planeta – Escola Gilza Maria Zauhy Garms;
6. Emeipp Verde: O Papel da Sala de Aula – Escola Gilza Maria Zauhy Garms;
7. Papel ou Tablets: Salvando as Árvores – Escola Gilza Maria Zauhy Garms;
8. Produção de Mudas no Rolinho de Papel Higiênico – Escola Gilza Maria Zauhy Garms.
Serviço: Centro de Eventos IBC – Rua Orlando Ulian, 153, Jardim Jarina. A Feira ocorre nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
Fonte: Secretaria de Comunicação