Os 54 municípios da décima região administrativa já contam com o radiopatrulhamento aéreo, apontado por especialistas como um dos meios mais eficazes de repressão e de prevenção ao crime. Na tarde desta sexta-feira o governador José Serra (PSDB) promoveu a entrega do helicóptero Águia-16 ao Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), em cerimônia com as presenças de autoridades militares e civis, dentre as quais o prefeito de Presidente Prudente Milton Carlos de Mello 'Tupã' (PTB). Fato ocorrido no pátio do CPI-8.
Logo após a apresentação da equipe do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar (GPAE), Serra se pronunciou publicamente e abriu os cumprimentos às autoridades citando o prefeito Tupã e o presidente da Câmara Municipal Izaque Silva (PSDB), seguindo-se os deputados Mauro Bragato (PSDB) e Ed Thomas (PSB), os coronéis Vicente Antonio Ferraz, Homero de Almeida Sobrinho e Jair Guetz, e o diretor do Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-8) Roberto Fernandes.
Serra disse que o aparelho custou R$ 6,1 milhões e que é o melhor existente nesta linha de helicóptero, recebido em dezembro do ano passado, mas a entrega ocorreu agora devido à necessidade de preparação da equipe e da base aeroportuária. Além, do equipamento o governador comentou sobre a mobilização de recursos humanos e citou que compõem o GPAE de Prudente cinco pilotos, 20 PMs – tripulantes e pessoal de emergência – e sete soldados temporários.
Entre as utilizações do helicóptero com capacidade para seis pessoas, Serra citou o policiamento ostensivo e as ações em grandes eventos culturais e esportivos, socorros e emergências médicas. Relacionou ainda uma série de equipamentos, como são os casos dos rádios digitalizados. Ao final descerrou a placa junto com autoridades locais, incluindo o prefeito Tupã que foi chamado pelo cerimonial, inclusive na condição de representante dos vários prefeitos presentes ao evento.
Fonte: Assessoria de Comunicação