A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), realizou nesta sexta-feira (10/10), no Cras Nochete, um evento para apresentar cursos às famílias inscritas no CadÚnico, com o objetivo oferecer a elas novas oportunidades e habilidades, visando a melhoraria da renda familiar.

Na oportunidade, estiveram presentes a secretária Municipal de Assistência Social (SAS), Ariane Jacintho, o vereador Edu da Padaria, e o o executivo de contas do Senac, Jadir Rafael.

O encontro integra as ações do programa “Caminhos para Autonomia”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e instituições do Sistema S, como SESI, SENAI, SEST/SENAT, SEBRAE e SENAC, que vão disponibilizar cursos gratuitos voltados à qualificação profissional e à inserção no mercado de trabalho.

O programa “Caminhos para Autonomia” foi lançado recentemente pela Prefeitura de Presidente Prudente, com foco na formação e incentivo à independência financeira. Somente o Bolsa Família atende atualmente 9 mil famílias no município, público que também pode se inscrever nas capacitações.

“Essa parceria tem o objetivo de oferecer às famílias novas oportunidades, principalmente para melhorar a renda e conquistar espaço no mercado de trabalho. Os cursos foram pensados com os parceiros e estão em alta e com boas perspectivas de empregabilidade”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Ariane Jacinto.

Entre os cursos disponíveis estão Técnicas de Pintura Predial, Montagem de Sistemas Hidráulicos, Execução e Montagem de Circuitos Elétricos Prediais, além de capacitações nas áreas do comércio e da construção civil. Todos são gratuitos e possuem vagas limitadas.

Veja os cursos:  

- Técnicas Para Execução e Montagem de Circuitos Elétricos Prediais (80h), pré-requisito: 18 anos de idade. O aluno deverá ter completado a 5ª série/ano do Nível Fundamental. Ter conhecimentos ou experiências anteriores referentes a instalações elétricas, adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais.

- Técnicas para Montagem de Sistemas Hidráulicos Prediais (60h), pré-requisito: 18 anos de idade. O aluno deverá ter completado a 5ª série/ano do Nível Fundamental

- Técnicas para Assentamento de Revestimentos Cerâmicos (80h), pré-requisito: 18 anos de idade. 18 anos de idade. O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental. Ter concluído o Ensino Fundamental.

- Técnicas para Elevação de Alvenaria sem Função Estrutural (80h), pré-requisito: 18 anos de idade. O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental. Ter concluído o 5° ano (4ª série) do Ensino Fundamental.

Fonte: Secretaria de Comunicação