“Hoje vocês vão conhecer o Cidadescola, que completou 15 anos. Vocês estão preparados?” Foi com essa empolgação que as crianças da oficina de circo abriram a noite de celebração do aniversário do programa, por onde cerca de 30 mil crianças já passaram desde a sua criação.

No palco, malabares, acrobacias e equilibristas deram o tom artístico da festa, que também resgatou a trajetória do programa. Ao longo dos anos, o Cidadescola acolheu milhares de crianças em atividades como artes, esportes, música e tecnologia.

Em 2024, algumas oficinas estavam suspensas. No entanto, a atual gestão garantiu a retomada de oficinas que haviam saído da grade curricular, como circo, inglês, robótica, judô, música e o uso da sala de podcast da Fundação Inova. Atualmente, o programa atende cerca de 2.200 estudantes distribuídos em 89 turmas de tempo integral.

O prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello – Tupã, idealizador do programa em sua primeira gestão, destacou o impacto transformador do projeto. “Hoje me passa um filme na cabeça. Muitas pessoas ajudaram, mas a professora Ondina e a Isabel, que estão aqui, fizeram de tudo o que podiam e não podiam para que esse momento acontecesse. Eu sempre contava pra elas que, quando era criança, meus pais não tinham condição de me colocar em uma escola para aprender inglês, e eu sempre pensei em oferecer algo diferenciado para as nossas crianças”, afirmou o prefeito.

A professora Ondina Barbosa Gerbasi, primeira homenageada da noite, foi secretária de Educação e esteve à frente da criação do Cidadescola. “Começou de uma forma leve, e a gente queria fazer da nossa cidade uma escola. Foi daí que veio o nome Cidadescola”, contou.

Na sequência, Isabel Cristina Arcanjo se emocionou ao recordar o crescimento do programa. “Me sinto feliz em representar todos que ajudaram o Cidadescola a crescer.”

A terceira homenageada da noite, Patricia Motta, que atuou até agosto deste ano antes de se aposentar, disse ter vivido “milhões de sorrisos” em cada descoberta das crianças. “Aqui sempre será o meu lugar. E vocês não têm ideia da alegria de ver o sorriso de uma criança entrando pela primeira vez em um clube. Isso é emocionante”, destacou.

A atual secretária municipal de Educação, Karina Gomes, também foi homenageada e ressaltou a importância da parceria coletiva. “Celebrar os 15 anos é celebrar cada pessoa que acredita no poder transformador da escola. Obrigada pelas parcerias, por acreditarem e por fazerem, junto com o nosso time, esse programa acontecer de verdade.”

Parceiros do Cidadescola também foram chamados ao palco para receber homenagens. O chefe de gabinete, Feiz Abbud, encerrou a noite enfatizando a amplitude do projeto. “O Cidadescola vai muito além das oficinas. Esse programa contribui para o bem-estar, a alimentação e o desenvolvimento das crianças. É muito mais do que oficinas, é ensinar a viver”, finalizou.

Após as homenagens, houve um momento de confraternização com os apoiadores do programa.

Cidadescola é reconhecido nacionalmente pelo MEC

Implantado há 15 anos em Presidente Prudente, durante a gestão Tupã (2009–2016), e ativo até os dias atuais, o Programa Cidadescola será apresentado em nível nacional em um livro de boas práticas. O projeto foi selecionado em quatro categorias pelo Ministério da Educação (MEC), por meio de edital que reuniu 739 experiências de todo o Brasil voltadas à educação em tempo integral.

Presidente Prudente foi selecionada nas categorias Livro (Caderno de Narrativas), uma das mais concorridas, com apenas 25 experiências contempladas em todo o país; Rede de Trocas, que promove o intercâmbio de práticas entre secretarias e escolas; Mostra Nacional, evento que será realizado em Brasília com as 125 melhores experiências do Brasil; e Mapa de Experiências, repositório de boas práticas em educação integral.

 

 


Fonte: Secretaria de Comunicação