O Festival de Natação TEAtivo, realizado na tarde desta sexta-feira (10/10), no ‘Complexo Aquático Antônio Macca’, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp), proporcionou a participação de mais de 70 alunos integrantes do projeto.
As apresentações foram acompanhadas pelo prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã e pelo vereador Mauro Neves, pelos pais e familiares, que puderam acompanhar de perto, pela primeira vez, os filhos em uma demostração inédita de suas habilidades aquáticas.
Iara Anai Raimundo, professora que coordenada o TEAtivo, comenta que o festival foi todo pensado e criado do zero, já que não há nenhum tipo de festival destinado a autistas.
O evento teve como objetivo demonstrar as habilidades aquáticas dos 73 alunos do projeto, proporciona terapia e ensinamentos de sobrevivência aquática a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No festival, cada criança fez uma apresentação respeitando suas individualidades: nado cachorrinho, nado cachorrinho com espaguete, cavalinho com espaguete, provinha do tapete flutuador, prancha de Body Board, prova da motoca, entre outras.
Já a travessia da piscina olímpica, com 50 metros de comprimento, feita pelos alunos que já sabem nadar, combina uma série de técnicas: nado krau, nado costas, flutuação, técnicas combinadas para que possam completar todo o percurso.
“A travessia da piscina olímpica é uma conquista gigantesca. Muitos deles nem entravam na água quando iniciaram o projeto e, atualmente, já são capazes de fazer uma travessia completa.”, afirmou Iara.
Os demais alunos se apresentaram na piscina recreativa, onde aconteceram as provas de habilidade aquática, considerando a individualidade de cada participante. Algumas participaram de forma lúdica, com comandos criados pela professora, como o ‘pula, pula, pipoquinha’, o desafio da ‘estrela do céu, estrela do mar’, o ‘desafio da tartaruga’, para que todos tivessem seu momento.
Ao final de todas as apresentações, os alunos foram premiados com medalhas. “Os pais adoram e se emocionam vendo a evolução dos filhos, muitos nem entravam na água no início. É um projeto que, no momento, é custeado apenas com recursos próprios. Agradeço a todos que acreditam no TEAtivo e que possibilitam a realização desse trabalho”, concluiu Iara.
Fonte: Secretaria de Comunicação