“Todos os dias nossas equipes vão às ruas com um único pensamento: o de ajudar a transformar vidas”. A fala da secretária municipal de Assistência Social, Ariane Jacintho, resume a essência do trabalho feito com pessoas em situação de rua em Presidente Prudente. São cerca de 30 abordagens por mês, e quem aceita ajuda é encaminhado ao Serviço de Acolhimento de Pessoa em Situação de Rua (SAPRU), onde começa uma nova chance. Só no mês de julho, três acolhidos conseguiram uma vaga no mercado de trabalho.
Atualmente com 46 acolhidos, a Assistência Social tem desenvolvido um trabalho focado na reinserção social e no retorno ao mercado de trabalho. Desde o momento em que chegam ao serviço, os acolhidos contam com o suporte de uma equipe técnica especializada. “Sempre que essas pessoas chegam à casa, a equipe de acolhimento traça um plano para ajudá-las a seguirem novos caminhos. Entre os itens deste plano está a inclusão no mercado de trabalho”, explica a secretária.
O plano e o acompanhamento são individualizados, com foco nas necessidades de cada pessoa. É nesse processo que oportunidades são construídas e, recentemente, alguns acolhidos participaram de entrevistas em uma empresa prudentina e três deles foram contratados.
Outros já atuam na construção civil e em diferentes setores da iniciativa privada, reforçando que, com apoio e acolhimento, é possível recomeçar.
Mas um trabalho entre secretarias já começou: uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEPP). A união das pastas busca oferecer cursos, ainda para o próximo mês, são aulas com o objetivo de profissionalizar os acolhidos por meio dessa colaboração.
“Nosso objetivo é garantir que essas pessoas tenham acesso a uma vida mais digna, com autonomia, oportunidades e pertencimento”, destaca o secretário de Desenvolvimento, Tiago Oliveira.
Fonte: Secretaria de Comunicação