Com o objetivo de oferecer capacitações gratuitas por meio do Projeto Caminhos para Autonomia, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) firmaram parceria com o Senai de Presidente Prudente, em reunião realizada no auditório do Senai, nesta segunda-feira (25/08).
Segundo a secretária da SAS, Ariane Jacintho, a SAS conta com 25 mil famílias cadastradas nos programas sociais. A intenção é oferecer capacitações pelo Senai, visando oportunidades de transformação de vidas, geração de renda e autonomia para essas famílias.
Na reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Tiago Oliveira, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a instituição: “É uma formação com possibilidade real de colocar as pessoas no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de Prudente”, enfatizou.
Participaram da reunião funcionários de diferentes setores do município, com o objetivo de auxiliar na divulgação dos cursos do Senai junto aos munícipes, visando ao compartilhamento dos formulários de inscrição destas capacitações para pessoas inscritas nos programas de Assistência Social, cadastradas nos CREAS e programas sociais em geral.
No auditório do Senai estiveram presentes servidores da Saúde (ESF e UBS), da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), da pasta de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) e de outros setores que atuam diretamente com o público, que atuaram na divulgação dos cursos.
Conforme o diretor do Senai, a primeira etapa dos cursos envolve capacitações na área da construção civil, com vagas já abertas, como alvenaria e assentador de revestimentos cerâmicos, entre outros cursos com até 80 horas. A segunda etapa inclui cursos nas áreas elétrica, química, de alimentos e automobilística, com duração típica de cerca de 80 horas.
O diretor do Senai ressaltou que os cursos gratuitos costumam ter vagas ociosas: “Temos muitos cursos gratuitos com dificuldades para preencher as vagas. Se a demanda for suficiente na região dos CRAS, os cursos serão levados até os locais, para facilitar o acesso da população”, disse Sherman Willian Mukoyama.
O diretor do Senai enfatizou a relevância dessas qualificações para que as famílias possam ter autonomia e geração de renda: “Conseguimos realizar por ano cerca de 10 mil matrículas. São 10 mil famílias que conseguimos transformar”, conclui sobre a importância do compartilhamento das informações para que cheguem até quem precisa.
Fonte: Secretaria de Comunicação