O Governo de Presidente Prudente, por meio da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), segue com o cronograma de implantação do Programa ‘Espaço-Árvore’ em prédios públicos. Até o momento, a iniciativa já foi realizada em quatro locais, sendo na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte, na Escola Municipal Professor Krisan Martin e nas unidades de saúde do Parque Cedral e Jardim Santana.
Segundo cronograma da pasta, disponível na integra neste link, o ‘Espaço-Árvore’ vem em cumprimento às diretrizes do Programa Município VerdeAzul e será implantado ainda neste ano em outros 55 prédios públicos. Já para o próximo ano, a expectativa é estruturar outros 185 espaços.
Além de ser realizada em espaços públicos, a iniciativa pode ser aderida por todos os moradores que desejarem plantar uma nova muda na calçada, garantindo que adotará uma medida padrão para preservar a saúde da planta e evitar o sufocamento da muda e danos ao passeio público.
O Espaço-Árvore é o indicado ao plantio de árvores visando ao crescimento do tronco e das raízes com condições de espaçamento adequado, permitindo o desenvolvimento em diâmetro, sem comprometer a infraestrutura do calçamento. A prática, consequentemente, amplia a área de absorção de águas das chuvas, diminuindo os riscos de alagamentos e enxurradas e ainda promove o crescimento saudável e garante a integridade da espécie.
Serviço – Mais informações sobre o plantio de árvores de acordo com as normas do Espaço–Árvore podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente. A pasta fica na Rua Altair de Sena, 730, Jardim Jequitibás. O telefone é o 3906-5275.
Fonte: Secretaria de Comunicação