Oficiais do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (18º BPM/I) e representantes da Prefeitura se reuniram nesta sexta-feira (12) para discutirem a proposta de instalação de um sistema de monitoramento por câmeras de toda a extensão do Parque do Povo de Presidente Prudente. A previsão é implantar cerca de 50 equipamentos nas avenidas 14 de setembro e 11 de maio, além de áreas internas do parque.
Durante o encontro, o comandante interino do 18º BPM/I, Major Carlos Victor Negri da Silva, apresentou os pontos passíveis de receber as câmeras. Segundo ele, trata-se de locais em que há uma preocupação maior por parte da segurança pública. “Lugares onde há maior aglomeração de pessoas ao longo do dia, pontos de maior passagem de veículos e que há maior probabilidade de ocorrência de delito. Reunimos esses três critérios e trouxemos essa sugestão para o projeto da Prefeitura”, declara.
“As imagens serão monitoras e armazenadas, e poderão ser utilizadas pela Polícia Militar e Civil na identificação de autores de delitos, em situações de anormalidade, como acidentes ou congestionamentos, enfim, auxilia de uma maneira geral no trabalho operacional da polícia”, completa.
O secretário municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Osvaldo Francisco da Silva, informou que o projeto de monitoramento do Parque do Povo é uma iniciativa do prefeito Nelson Bugalho como parte das ações alusivas ao centenário da cidade. “Após a instalação do sistema de monitoramento no parque do povo, queremos ampliar esta iniciativa para outros pontos da cidade, desde a região central até as vias de entrada ao município”, disse.
Conforme o titular da Semav, o projeto ainda está em fase de elaboração, mas a expectativa é implantá-lo já no segundo semestre deste ano.
Além de Osvaldo da Silva e Major Negri, participaram do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francelino de Souza Magalhães, o assessor da Sedepp, Carlos Casagrande, o assessor da Semav, Airton Carlos Dias, além do vereador Mauro Neves (PSDB) e oficiais da PM.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação