Com o objetivo de reduzir o número de mortes nas ruas, avenidas e rodovias de Presidente Prudente, a Prefeitura aderiu ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo do Estado de São Paulo. O programa foi criado em 2015 e já contempla 67 municípios paulistas, com a meta de reduzir em 50% os índices de óbitos nas estradas até 2020.
Na tarde desta quinta-feira (04/05), a integrante do movimento paulista, Maria Denise Rafael, se reuniu com o prefeito Nelson Bugalho e assessores para apresentar as diretrizes do programa. Segundo ela, de 2015 para 2016, o índice de mortes no trânsito no Estado caiu de 11,4 para 5,6 para cada 100 mil habitantes.
“Os municípios que aderem ao movimento têm acesso a um mapa detalhado com todos os registros de mortes no trânsito na cidade, separados por faixa de idade, gênero, meio de locomoção, entre outras subdivisões”, declara Maria Denise.
Bugalho enfatizou a importância de aderir ao movimento, para tornar o trânsito prudentino ainda mais seguro. Ele lembrou que Presidente Prudente passou, nos últimos anos, pelo maior programa de recapeamento asfáltico de sua história, contemplando praticamente 100% das vias urbanas, o que também tem contribuído para reduzir progressivamente os índices de acidentes na cidade.
O programa
A meta de reduzir pela metade a quantidade de mortes no trânsito é inspirada pela “Década de Ação pela Segurança Viária”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para atingir a meta, o governo estadual intensificou cinco pilares de atuação: gestão da segurança viária, vias mais seguras, veículos mais seguros, usuários mais conscientes e respostas pós-acidente.
A reunião foi uma das atividades do Maio Amarelo, promovido pela Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) com objetivo de conscientizar a população e reduzir acidentes nas estradas prudentinas.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação