A Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) e o Centro de Formação de Condutores (CFC-A), realizaram neste domingo (18/09) primeiro dia de ações da Semana Nacional de Trânsito, um trabalho de conscientização em igrejas católicas e evangélicas de Presidente Prudente.
Durante missas e cultos, foi exibido um vídeo que demonstra a importância de cada um no trânsito e o que você mudaria para melhorar o trânsito. Ao final, todos receberam de presente um lixocar e panfleto de orientação. E as crianças não ficaram de fora, elas também receberam na porta da igreja a Revistinha em quadrinhos Turma da Mônica Educação no Trânsito não Tem Idade, fornecida pela Artesp e CART.
A Semana Nacional de Trânsito é realizada nacionalmente de 18 a 25 de setembro, conforme rege o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro. Nesta segunda-feira (19/09), as atividades continuam com um bloqueio educativo na Avenida Ademar de Barros, realizado por agentes de trânsito da Semav e alunos da Oficina de Educação para o Trânsito da EM Catarina Martins Artero, sob a coordenação da professora Nilza Bina.
Para o Assessor de Secretaria da Semav Renato Gouvea, a principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito e mostrar que a mudança de comportamento é necessária para termos um trânsito mais seguro.
Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito
O período de 2011 a 2020 foi definido pela Assembleia-Geral das Nações Unidas como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado após um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009 levantar cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países, além de 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas.
Diante de perspectivas cada vez mais violentas, a intenção da ONU é poupar cinco milhões de vidas até 2020 através de planos nacionais, regionais e mundial, tendo como fundamento a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação